_WhatsApp

WhatsApp Beta para iOS agora tem fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez

O recurso, que já estava em fase de testes no Android, chega agora para usuários de iPhone.

WhatsApp

Imagem: Yasuyoshi Chiba (Getty Images)

No finalzinho de junho, publicamos a notícia de que o WhatsApp começou a testar um recurso de fotos e vídeos de visualização única — o que significa que eles desaparecem após serem abertos pela primeira vez. Até então, a novidade estava disponível apenas para usuários Android, mas agora o mensageiro ampliou os testes para o beta do aplicativo no iOS.

Novamente, é o site WABetaInfo, especializado em testar funções do WhatsApp, quem traz informações sobre a novidade. O recurso pode ser acessado pela versão 2.21.140.9 do WhatsApp Beta para iOS. Então, se você tem um iPhone e quer ver como ele funciona, já pode fazer esse experimento no seu dispositivo.

“Envie fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez. Para obter mais privacidade, sua foto ou vídeo desaparecerá do chat depois que o destinatário abri-la uma vez. Lembre-se de que as pessoas sempre podem fazer capturas de tela”, diz o WhatsApp na primeira vez que você abrir a plataforma para testar a função.

Se você já usa a versão beta no iOS, é só checar se o ícone de “1” aparece no campo de enviar mensagem. Imagem: WABetaInfo

Por falar em funcionamento, o uso é praticamente o mesmo do que vimos no beta do aplicativo par Android. Ao abrir uma conversa, verifique se há um ícone com o número “1” no campo aonde você digita a mensagem, bem ao lado do botão de Enviar. Toque nessa opção e selecione o vídeo ou foto que deseja mandar ao contato, que por sua vez só conseguirá visualizar o conteúdo uma única vez antes que ele desapareça para sempre.

Assim que o destinatário abrir o conteúdo, você receberá uma notificação. No entanto, as mesmas ressalvas para usuários Android valem para o iOS: se a opção “visto por último” (que deixa o visto em azul) estiver habilitada, você não saberá quando alguém abriu o arquivo enviado. Isso vale apenas para conversas individuais; em grupos, você ainda poderá ver quais membros abriram os conteúdos, incluindo contatos bloqueados.

Além disso, como destacado anteriormente, usuários que receberem seus arquivos poderão baixá-los ou tirar um print do vídeo ou foto sem que você receba uma notificação por isso.

Por enquanto, essa função é exclusiva da versão beta do WhatsApp. Por enquanto, não há previsão de quando o aplicativo estável receberá oficialmente a novidade.

[WABetaInfo, Engadget]

Sair da versão mobile