_WhatsApp

O WhatsApp Business pode ser uma boa se não virar um mar de spam

O WhatsApp “formalizou” seu papel como canal de comunicação entre clientes e pequenas e médias empresas no Brasil. A companhia anunciou, nesta quinta-feira (18), que, em breve, vai chegar ao país o WhatsApp Business, aplicativo para companhias disponível no Android e completamente gratuito. Seu objetivo é facilitar o contato entre clientes e empresas por meio […]

O WhatsApp “formalizou” seu papel como canal de comunicação entre clientes e pequenas e médias empresas no Brasil. A companhia anunciou, nesta quinta-feira (18), que, em breve, vai chegar ao país o WhatsApp Business, aplicativo para companhias disponível no Android e completamente gratuito. Seu objetivo é facilitar o contato entre clientes e empresas por meio do já tradicional serviço de mensagens.

Skygofree: praga ativa o microfone no Android e espiona o WhatsApp
WhatsApp está estudando formas de te livrar de spams e correntes chatas

Com o WhatsApp Business, donos de negócios podem ter uma conta empresarial, além de uma série de recursos que tornam mais prático o contato com os clientes. A principal delas talvez seja a possibilidade de se configurar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes. Mensagens de apresentação da empresa aos clientes também serão possíveis. E se você, cliente, já se preocupou com a possibilidade de ser importunado por empresas, desta vez por meio de um novo canal, o WhatsApp garante que você poderá bloquear contas comerciais e ainda reportar spam. Veremos.

Os perfis empresariais poderão também configurar mensagens de ausência para que seus clientes não fiquem sem resposta em caso de indisponibilidade.

Com o passar do tempo, assim como acontece em outras redes sociais, essas contas empresariais poderão ganhar selos de verificação de conta confirmada, depois que o serviço checar que o número do contato bate com o número de telefone da empresa.

Inicialmente, o WhatsApp Business, que já vem sendo testado por algumas empresas, como o Itaú, estará disponível apenas para Android, mas uma versão para iOS deve vir na sequência.

No papel, a novidade parece excelente tanto para empresas quanto para o consumidor. Porém, se for usada de modo errado, corre o risco de virar o mais novo meio de você ser importunado num espaço privado. Depois de telefonemas e emails, você não vai querer também receber notificação e perceber que não é nenhum dos contatinhos, mas, sim, aquela loja de instalação de insulfilm te oferecendo um desconto.

Imagem do topo: Divulgação/WhatsApp

Sair da versão mobile