_WhatsApp

WhatsApp vai avisar contatos se você compartilhar conteúdo encaminhado

Um dos problemas da disseminação de notícias falsas é que as pessoas simplesmente recebem esse conteúdo e começam a compartilhar pelos mais distintos motivos. A partir desta terça-feira (10), o WhatsApp informou que vai liberar para todos os usuários um recurso que mostra se determinado conteúdo foi encaminhado pelo usuário. Para ter acesso à funcionalidade, […]

Aplicativo WhatsApp na tela inicial

Um dos problemas da disseminação de notícias falsas é que as pessoas simplesmente recebem esse conteúdo e começam a compartilhar pelos mais distintos motivos. A partir desta terça-feira (10), o WhatsApp informou que vai liberar para todos os usuários um recurso que mostra se determinado conteúdo foi encaminhado pelo usuário. Para ter acesso à funcionalidade, basta atualizar o aplicativo.

“Esta indicação extra tornará conversas individuais e em grupo mais fáceis de serem seguidas. Ela também lhe ajudará a determinar se um amigo ou familiar realmente escreveu a mensagem que enviou ou se a mesma veio originalmente de outra pessoa”, informou a plataforma em um blog post.

Agora você pode criar um grupo em que só você fala no WhatsApp

Quem usa a versão beta para Android do WhatsApp já conta com esse recurso há um tempo. Basicamente, o app insere o termo Encaminhada sobre o conteúdo — aí pode ser imagem, vídeo ou texto (como no exemplo abaixo).

Crédito: WhatsApp

O WhatsApp parece estar cada vez mais preocupado com a disseminação de notícias falsas. Em um relatório recente do Reuters Institute, a rede foi uma das que apareceram entre os principais meios de se informar em alguns países, como o Brasil. Na Índia, dada a popularidade da plataforma, pessoas chegaram a ser assassinadas por causa de fake news que circulavam pela rede.

Além desse recurso que mostra quando uma mensagem foi encaminhada, o WhatsApp anunciou recentemente um programa de bolsa de estudos para estudar o fenômeno de notícias falsas e o app ainda testa uma funcionalidade que mostra se um link compartilhado na rede é suspeito.

Enquanto o problema de disseminação de notícias falsas não tem uma solução definitiva, pelo menos agora vamos saber se um contato teve o trabalho de digitar uma mensagem ou simplesmente encaminhou de um grupo ou de algum outro contato.

Imagem do topo: Getty Images

Sair da versão mobile