Na semana passada, o WhatsApp para Android recebeu uma atualização bastante útil, permitindo silenciar contatos e marcar mensagens como não lidas. Esta semana, o app recebeu outra novidade: o dedo do meio.

>>> Bacon e selfie estão entre os 38 novos emoji que chegam em 2016

Para usá-lo, basta baixar a versão mais recente do WhatsApp (2.12.213) através do link whatsapp.com/android; ela ainda não está disponível no Google Play.

Então é só abrir as opções de emoji e selecionar o dedo do meio. É possível até mesmo escolher tons de pele diferentes:

Whatsapp e emoji

Vale lembrar que seus amigos também precisam rodar a versão mais recente do WhatsApp para ver o emoji, ou ele vai aparecer assim:

Whatsapp e emoji - erro

O emoji do dedo do meio foi descoberto há alguns dias por um usuário do Twitter, que encontrou a imagem correspondente no .apk do WhatsApp. No entanto, o recurso só foi liberado agora.

https://twitter.com/wilkotwig/status/624213471593410564

Este emoji foi aprovado há um ano pelo Unicode Consortium, mas as empresas estão receosas em implementá-lo. Você não o encontrará nas plataformas da Apple, nem nos apps do Google, nem no Twitter.

A primeira plataforma a dar suporte ao dedo do meio foi o Windows 10, em maio. No entanto, você não o encontrará no teclado virtual do sistema: é preciso copiar e colar o símbolo para que ele apareça nos apps.

[Estadão]