A Meta revelou na última quarta-feira (20), durante a segunda edição do evento Meta Conversations, na Índia, uma nova função do WhatsApp para reservas. A ideia é que ela permite selecionar previamente seu lugar em um restaurante ou assento em avião.
Esse recurso ganhou o nome de “Flows”, e veio à público pelo próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abordou também outras novidades que a Meta desenvolve para o WhatsApp.
Com o Flows, as empresas poderão oferecer mais experiências aos usuários, “como escolher rapidamente um assento em um transporte, pedir uma refeição ou marcar uma consulta – tudo isso sem sair da conversa”, disse a meta em comunicado.
Brasil e Índia são centrais para o zap
Durante o evento, em Mumbai, Mark Zuckerberg ressaltou a importância do Brasil e da Índia para o WhatsApp devido à popularidade do aplicativo nos respectivos países.
Ambos os países atuam como verdadeiros laboratórios para a plataforma de mensagens, sobretudo quando se trata de introduzir novidades voltadas ao segmento empresarial.
Neste contexto, Zuckerberg sinalizou a expansão das capacidades de pagamento via WhatsApp no mercado indiano. A Meta está em colaboração com os parceiros locais Razorpay e PayU para simplificar o processo de pagamento.
Por isso, o Brasil e a Índia serão os primeiros a receber a nova função de reserva de restaurante e assentos no avião, bem como sistemas de pagamentos e o lançamento do Meta Verified no WhatsApp.
Flows estreia no Brasil com parceiros selecionados
Inicialmente, o Flows atenderá exclusivamente empresas no Brasil que utilizam a nova API do WhatsApp Business (API). Por ora, a plataforma opera com alguns parceiros de negócios selecionados.
Entre os parceiros, o Banco PAN, o Itaú e a fintech do Magazine Luiza lideram este lançamento no Brasil. Enquanto o PAN usará o Flows para oferecer e gerenciar serviços de crédito e itens de compra, o Magazine Luiza se destaca por oferecer especialistas em consórcios.
“Meta Verified” no WhatsApp Business
A Meta também anunciou que o “Meta Verified” se estenderá ao WhatsApp Business. Esta certificação, que vai se limitar à princípio a um pequeno número de empresas, será testada de forma mais ampla no WhatsApp futuramente.
Essa expansão incluirá vantagens adicionais como a habilidade de usar contas empresariais em múltiplos dispositivos por diferentes membros da equipe.
O foco por mais ferramentas empresariais que a Meta segue visa aumentar a otimização do WhatsApp via WhatsApp Business, que foi lançado em em 2018. Aliás, esta abordagem tem sido crucial para a Meta desde a aquisição do WhatsApp, em 2014.
Em comunicado, Nikila Srinivasan, vice-presidente de Business Messaging na Meta, enfatizou que o recurso de “mensagens empresariais” é uma das prioridades da empresa.