O WhatsApp está testando um modo escuro na versão beta para Android. Depois de aplicativos como o Twitter, Messenger e Instagram liberarem versões “noturnas”, é a vez do app de mensagens entrar na onda que chegou nas últimas versões dos sistemas iOS e Android.

De acordo com o pessoal do WABetaInfo, que sempre antecipa os testes do WhatsApp, as pessoas que participam do programa beta do app na Google Play Store já podem atualizar o aplicativo (versão 2.20.13) e ver a opção do modo escuro nas configurações.

Atualmente, a participação de novos usuários no Programa Beta não está disponível. A mensagem na Play Store diz que “o programa Beta deste app atingiu o limite de participação”. É possível baixar a versão mais recente do WhatsApp em sites de APK (pacote de aplicativos do Android), mas isso não é rnada ecomendável – em alguns casos, o arquivo pode conter códigos maliciosos e infectar seu smartphone.

Para quem participa do Beta e quer ativar o modo escuro, é bem fácil:

  1. Toque no ícone de três pontinhos na parte superior direita do WhatsApp;
  2. Toque em Configurações;
  3. Depois selecione Conversas;
  4. Aperte sobre a opção Tema e escolha entre os modos claro, escuro, padrão do sistema ou definido pela economia de bateria.

Imagem: WABetaInfo

A opção de “padrão do sistema” pode não aparecer para todos os usuários, somente aqueles que possuem versões mais recentes do Android que já contam com o modo escuro nativo.

Com a chegada do modo escuro na versão beta do WhatsApp, é provável que não demore muito até que todos os usuários possam usar a função, inclusive no iOS.

[WABetaInfo]