Demorou, mas o WhatsApp finalmente está lançando o modo escuro do seu aplicativo para Android e iOS.

Conforme o WhatsApp explica em uma publicação em seu blog, a ideia é reduzir o cansaço visual e evitar os momentos constrangedores, como no cinema, em que seu celular clareia todo o ambiente.

Para aproveitar o novo recurso, os usuários do Android 10 e iOS 13 podem ativá-lo nas configurações do aparelho.

  • No iOS 13, a ativação do modo escuro do aparelho é feita indo em Ajustes > Tela e Brilho > selecione Escura para ativar o Modo Escuro.
  • Já no Android 10, o processo pode depender conforme a personalização do sistema. Porém, de modo geral, para ativar o modo escuro vá em Configurações > Tela > Selecione Tema Escuro.

Já aqueles que utilizam Android 9 devem abrir o app do WhatsApp e ir em Configurações > Conversas > Tema e selecionar o modo escuro.

Uma vez habilitado, além de deixar tudo escuro, é claro, o modo traz algumas mudanças sutis de design, com cores parecidas com as dos sistemas operacionais Android e iOS, além de elementos para ressaltar informações importantes na tela.

Imagem: WhatsApp

Considerando que a atualização está sendo liberada nos próximos dias, conforme disse um porta-voz da empresa ao Gizmodo, talvez nem todo mundo consiga acessá-lo imediatamente. Vale checar de novo mais para o fim da semana.

Mas afinal, qual é a importância de ser ter um tema escuro?

Boa parte dos aplicativos tem criado versões de modo escuro, e tem alguns motivos para esta decisão de design dos desenvolvedores.

Uma de caráter pessoal e outra de caráter prático. Começando pela primeira, o fundo escuro costuma incomodar menos os olhos, mas é uma questão de gosto, pois conheço gente, por exemplo, que prefere os aplicativos com fundo claro mesmo.

Já o segundo fator tem relação com economia de bateria. Aparelhos com tela OLED podem se beneficiar de interfaces de fundo escuro, fazendo com que haja economia no uso de carga.