O nono dígito para telefones móveis em breve deixará de ser exclusividade da capital paulista. O cronograma, inclusive, já está pronto e na próxima segunda-feira será a vez do interior de São Paulo ganhar o dígito extra. Você tem esse número e usa o WhatsApp? Mantenha a calma, não faça nada. Vai dar tudo certo.

O WhatsApp avisa, em uma página especial em seu site, que “Nós estamos preparados para esta mudança” e que “Na verdade, você não vai precisar fazer nada!” Que bom, né? Quando São Paulo capital ganhou o nono dígito, a história foi diferente e rolou certa confusão no processo. Agora, com a experiência jogando a favor, o serviço detalha bem como será o processo de mudança.

Na ponta dos usuários, nada a fazer. Apenas espere. Não tente reinstalar o app ou desvincular seu número, pois isso não funcionará. Durante a migração, a criação de novas contas com nos DDDs afetados ficará suspensa e o envio de mensagens para quem já tem cadastro, também. A interrupção no serviço poderá levar até 12 horas, mas o WhatsApp acredita que o período de espera será menor. E, claro, todas as mensagens recebidas nesse intervalo serão entregues posteriormente, sem prejuízo.

A página de ajuda do WhatsApp é bem didática, então se ficou alguma dúvida, dê uma lida nela. A mudança ocorrerá no dia 26 de agosto, próxima segunda-feira. [WhatsApp via G1]