Em breve, passar seu WhatsApp para recém-conhecidos vai ficar mais fácil. O app prepara um recurso para criar QR codes de identificação. Assim, bastaria que a outra pessoa escaneasse o código usando a câmera do celular, sem precisar anotar o número de telefone e adicionar manualmente na agenda.

Quem viu a novidade foi o pessoal do WABetaInfo, site especializado em novidades do aplicativo. O recurso apareceu na versão 2.20.171 para Android, disponível para inscritos no programa de testes de versões beta, e também na versão 2.20.60.28 para iOS, também em fase de testes pelo programa TestFlight. Ambos os programas estão fechados para novos testadores, então nem adianta tentar se inscrever agora para dar uma olhadinha na novidade.

Imagem: WABetaInfo

O QR code fica na página de configurações do aplicativo, ao lado das informações de contato. Ao tocar ali, você pode tanto exibir seu código quanto escanear o de outra pessoa.

Imagem: WABetaInfo

O QR code de identificação tem o ícone do WhatsApp bem no meio. Ao adicionar um contato por esse método, o usuário também fica sabendo do número de telefone. Ou seja, não é nenhuma mudança radical no funcionamento do WhatsApp, apenas um atalho para dispensar a necessidade de digitar o número e salvá-lo na lista de contatos.

Imagem: WABetaInfo

Também é possível deletar seu código e criar um novo, caso ele seja exposto indevidamente.

Esse novo método abre possibilidades interessantes para negócios que prestam atendimento usando o WhatsApp. Eles poderiam colocar o QR code nas redes sociais ou no site para facilitar o contato dos clientes. Hoje, isso é possível por meio de links. Para usuários individuais, talvez a novidade não seja tão útil enquanto durar a recomendação de isolamento social para conter o avanço do coronavírus.

[WABetaInfo]