_WhatsApp

WhatsApp começa a liberar sistema para envio e recebimento de dinheiro pelo app no Brasil

Em anúncio nesta segunda-feira (15), WhatsApp informou que começará a liberar no Brasil seu sistema de envio e recebimento de dinheiro.

sistema de pagamento do WhatsApp começa a ser liberado no Brasil

Crédito: WhatsApp

Há muito tempo se fala que o WhatsApp testa formas de envio de dinheiro pela plataforma, com a empresa, inclusive, fazendo testes na Índia. Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o serviço de envio e recebimento de dinheiro pelo app começará a ser disponibilizado gradualmente no Brasil a partir de hoje.

Com a solução, os usuários poderão pagar por transações feitas com contas comerciais ou simplesmente transferir dinheiro para amigos e familiares diretamente da área de chat.

A opção de transferência de dinheiro será disponibilizada no ícone de clipe na janela do chat (no mesmo local onde aparecem as funções de enviar contato, localização e áudio), só que com o nome “Pagamento”.

Para autorizar as transações, o usuário deve cadastrar um PIN de 6 dígitos ou usar o sistema de biometria do celular.

De acordo com o WhatsApp, os parceiros iniciais da iniciativa serão cartões de débito e crédito com bandeira Visa, Mastercard, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Os pagamentos serão processados pela Cielo e pessoas físicas não pagarão taxas, enquanto empresas terão uma taxa de processamento para receber de clientes.

Para transações de envio de dinheiro para pessoa física, diz o WhatsApp, só será possível fazê-lo por meio de cartão de débito num primeiro momento (posteriormente será possível fazê-lo por meio de cartões de presente, por exemplo), e haverá alguns limites para operações. As pessoas poderão enviar até R$ 1.000 por transação, receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Já para transações com contas comerciais, poderá ser usado tanto débito quanto crédito, com a diferença que o comerciante deverá criar uma conta Cielo via Facebook Pay.

Como configurar para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp (pessoa física)

Em vídeo, o WhatsApp explica que o usuário deve ao ícone de clipe de papel, que aparece na janela de chat, e escolher a opção Pagamento.

Como é o primeiro acesso, você poderá colocar um valor para enviar para alguém e o sistema identificará que não tem um cartão registrado.  Nesta parte, ele dará a opção “Adicionar sua forma de pagamento”.

Aí começa a parte de cadastro. Primeiro, você deverá criar um PIN de seis números, além de colocar nome e CPF. Na sequência, será solicitado que você coloque os dados bancários (seu cartão de débito ou crédito), seguido de uma confirmação de cadastro que pode ser enviada via SMS ou notificação.

https://youtu.be/NUCNUWxnhng

Como configurar para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp (pessoa jurídica)

 

Sair da versão mobile