O WhatsApp está testando um novo recurso que vai permitir aos usuários escutar os áudios recebidos sem precisar abrir a conversa de quem enviou a mensagem de voz. Atualmente, para reproduzir o áudio, a pessoa precisa ficar na tela de quem mandou, sem poder ver ou responder qualquer outra mensagem. Até dá para sair da tela da conversa e abrir uma aba no navegador, é verdade. Mas, durante todo o processo, a tal conversa precisa continuar aberta.

Segundo informações do site especializado WABetaInfo, a versão beta está sendo testada por algumas pessoas e ainda não tem previsão de ser lançada globalmente.

Mas como ela funcionará?

Na versão beta mais recente descoberta pelo portal, ao reproduzir um áudio e sair da mensagem e ir para tela inicial do WhatsApp, uma espécie de banner superior aparecerá com o áudio em reprodução, com botões para pausar e retomar a mensagem de voz conforme vontade do usuário. Algo parecido já acontece com as mensagens de texto, possível responder sem abrir o aplicativo.

WhatsApp
Qual deve ser a aparência do novo recurso, segundo o site WABetaInfo —Imagem: WABetaInfo / Reprodução

Vale ressaltar ainda que segundo o WABetaInfo, o reprodutor de mensagem de voz ainda está em desenvolvimento, então pode sofrer alterações até chegar para os usuários e que por enquanto, a versão está disponível apenas para alguns testadores de iOS.

A melhoria chega para atender uma demanda de longa data dos usuários do app mensageiro — que superou ainda em 2020 a marca dos 2 bilhões de contas pelo mundo. No Brasil, por exemplo, o zap é, disparado, o aplicativo mais usado por donos de smartphones.