Esqueceu o cabo USB, ou ficou com preguiça mesmo e acabou não trazendo? Não tem problema: o WiFi File Explorer transforma o cartão SD do seu Android em um pequeno servidor web para que você possa transferir arquivos, fazer streaming de mídia e controlar o seu conteúdo através de uma rede Wi-Fi.

A configuração do app não poderia ser mais simples. Você apenas conecta o Android à sua rede Wi-Fi e inicia o aplicativo. Aparece um pop-up com o exato endereço para onde você deve apontar um navegador que esteja na mesma rede. O aplicativo roda em background se você apertar o botão Home, ou se desliga se você desligar ou aparelho ou sair do aplicativo manualmente. O gerenciador de arquivos web é básico, mas funcional, e na versão gratuita você só pode fazer download, não upload. Faz falta um link para transferência de vários arquivos por vez, mas para uma emergência ocasional ou para lidar com poucos arquivos, o app é bom e funciona.



A versão paga do WiFi File Explorer custa cerca de um dólar no Android Market, e você pode usar o QR Code ao lado como atalho.