Em geral, eu me contento se consigo uma conexão à internet rápida o suficiente para transmitir vídeo HD. Só que mais rápido é sempre melhor, certo?

Uma nova rede Wi-Fi desenvolvida na Alemanha diz quebrar recordes de velocidade: ela é tão incrivelmente rápida que você não saberia o que fazer com ela. Ele pode transmitir dez filmes HD em um segundo.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, o novo Wi-Fi de 40Gbps (40x mais rápido que o Google Fiber!) não só conseguiu chegar a velocidades insanas, como o fez em uma distância de 1 km.

O salto na velocidade vem graças a uma frequência mais alta (240GHz) do que uma configuração Wi-Fi comum (2,4 GHz e 5 GHz). Isto garante uma transmissão sem muita interferência: os sinais percorrerem o ar com bastante facilidade, e o sistema é robusto mesmo com chuva ou neblina.

Além disso, a alta frequência permite que o hardware para transmitir e receber dados seja minúsculo: trata-se de um chip com apenas 4 x 1,5 mm². (Via de regra, quanto maior a frequência, menor o tamanho do transceptor.)

O problema: isso nunca funcionaria bem em sua casa. Uma frequência tão elevada seria facilmente bloqueada por uma parede comum – o uso desta rede Wi-Fi seria outro.

A rede foi testada transferindo dados do topo de um arranha-céu para outro. É possível que este tipo de conexão de “fibra invisível” seria a sua aplicação mais relevante: em vez de esperar o cabeamento por fibra óptica chegar a certa região, prédios altos poderiam usar esta conexão sem fio e distribuí-la para seus moradores/escritórios.

Além disso, o Wi-Fi super-rápido pode ser bem útil para distribuir internet em áreas rurais, onde a fibra é algo caro e com pouco retorno. No entanto, a tecnologia ainda está em testes. Ah, se ela fosse lançada tão rápido quanto ela transfere dados… [Instituto de Tecnologia de Karlsruhe via Discovery]

Imagem por Pavel Ignatov/Shutterstock