_Tecnologia

Wikimedia irá reformular comunidades para diminuir assédio

A diretoria da Wikimedia Foundation solicitou que a organização revise seus padrões de segurança e compliance para lidar melhor com "assédio e incivilidade" na Wikipedia e comunidades relacionadas à Wikimedia.

Logo da Wikipedia

Crédito: Wikipedia

A diretoria da Wikimedia Foundation solicitou que a organização revise seus padrões de segurança e compliance para lidar melhor com “assédio e incivilidade” na Wikipedia e comunidades relacionadas à Wikimedia.

A fundação supervisiona a Wikipedia assim como os projetos Wikimedia Commons, Wikibooks e Wikisource, entre outros. O Conselho Diretor da Wikimedia Foundation votou na semana passada para atualizar os padrões de segurança das marcas. A fundação compartilhou detalhes de como planeja lidar com o comportamento que o conselho caracterizou como “contrário aos nossos valores e prejudicial à nossa visão e missão.”

Em uma declaração sobre a cultura da fundação e de suas respectivas propriedades, a diretoria deixou claro que mais coisas podem e devem ser feitas para criar espaços mais seguros e mais inclusivos.

“A diretoria não acredita que tenhamos progredido o suficiente para criar espaços acolhedores, inclusivos e livres de assédio, nos quais as pessoas possam contribuir de forma produtiva e debater de forma construtiva”, disse a diretoria.

“Em reconhecimento à urgência dessas questões, o Conselho está direcionando a Wikimedia Foundation para melhorar diretamente a situação em colaboração com nossas comunidades. Isso deve incluir o desenvolvimento de práticas e ferramentas sustentáveis que eliminem o assédio, a toxicidade e a incivilidade, promovam a inclusão, cultivem o discurso respeitoso, reduzam os danos aos participantes, protejam os projetos da desinformação e dos maus atores, e promovam a confiança em nossos projetos”, completou.

A diretoria agora encarregou a fundação de revisar qualquer comportamento tóxico dentro das comunidades Wikimedia, inclusive a tomar medidas contra usuários que não cumpram as novas regras; trabalhar com moderadores de sites para desenvolver processos de revisão retroativa; desenvolver um código de conduta aplicável a todas as comunidades Wikimedia; e desenvolver procedimentos para priorizar a saúde dos indivíduos que administram os vários sites.

Embora a diretoria não tenha citado nenhum incidente em particular como um motivo para a mudança, ela disse que sua declaração “formaliza anos de esforços de longa data” para conter o abuso em suas comunidades.

A diretoria disse que a fundação trabalhará com “parceiros apropriados de todo o movimento” em seus novos objetivos para suas comunidades, e encorajou ainda “cada membro das comunidades Wikimedia a colaborar de forma a modelar os valores Wikimedia de abertura e inclusão.”

Sair da versão mobile