Eu adoro a Wikipédia, mas frequentemente os artigos se tornam um pouco difíceis de ler, porque o site foi construído com uma arquitetura da informação que não ajuda muito na hora de pesquisar já que ele é normalizado.

É assim que eu me sinto lendo a Wikipédia:

Watt

O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a um joule por segundo (1 J/s)…

Er, certo, eu acho que eu me lembro do que é um joule… [clique]

Joule

O joule (símbolo: J, plural “joules”) é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).1 No Sistema Internacional de Unidades (SI), todo trabalho ou energia são medidos em joules. Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro.

[suspiro] [clique]

Newton

Corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração na mesma direção e sentido da força de 1 m/s²2 . É uma unidade derivada do SI.

Certo, isso faz sentido, eu acho. Então um joule é quanta energia é gasta para aplicar a força para acelerar 1kg, mas espera… força não é a mesma coisa que energia? [clique]

Diagnóstico

wiki1

Basicamente, ler a Wikipédia, especialmente quando se trata de assuntos relacionados à ciência, é uma experiência transversal. Muitas vezes são necessários muito mais do que alguns cliques para se chegar a um entendimento. A cada clique, você vai mergulhando mais e mais fundo e depois tem que fazer o caminho inverso para continuar sua leitura. É bem fácil se perder e sair do seu contexto inicial. Mas não me compreenda mal: eu entendo que se trata de uma espécie de enciclopédia e não de um livro, e que não é possível que cada artigo explique todos os sub-artigos linkados por ele. No entanto, esse método editorial produz um tom lacônico e até hostil, que pode ser frustrante se você é novo no assunto e não compreende muitos dos termos utilizados.

A alternativa

O que eu quero é uma maneira de nivelar os artigos para acomodar minhas próprias lacunas de conhecimento. Quero termos relacionados explicados inline com a profundidade suficiente para que eu os compreenda sem me distrair do artigo principal.

Veja o gif que exemplifica como isso funcionaria:

wiki2
Observe que:

1. Quando você clica num termo, ele expande inline para mostrar inicialmente o mínimo de informação possível.

2. Você pode clicar nas reticências para ver um pouco mais da explicação, se a primeira sentença não foi suficiente para você.

3. Você pode navegar por vários níveis, tudo sem perder o seu contexto inicial.

Outra coisa legal aqui é que você pode terminar com um artigo customizado, organizado de acordo com as suas necessidades. Então você pode imprimi-lo ou guardar essa página que cobre todos os termos correlatos. Seria fantástico para estudantes.

Você gostaria de ler a Wikipédia desse jeito? Eu estou curioso para saber o que as outras pessoas acham dessa ideia.


Assaf Lavie é desenvolvedor de software e empreendedor. Ele é o fundador da Gigantt e consultor de desenvolvimento de produto e arquitetura da informação para startups. Esse post apareceu originalmente no blog dele e foi republicado com permissão.