_Tecnologia

Wikipédia mostra como vai se reinventar

Em um artigo no Signpost, Brandon Harris, designer sênior da Wikimedia Foundation, descreveu os diversos objetivos radicais para melhorar a Wikipédia. Basicamente, ele reconhece que a Wikipédia é uma bagunça e é preciso consertar todo o sistema de criação e edição de artigos. Mas como? Já sabemos que a Wikipédia não para de perder colaboradores. […]

Em um artigo no Signpost, Brandon Harris, designer sênior da Wikimedia Foundation, descreveu os diversos objetivos radicais para melhorar a Wikipédia. Basicamente, ele reconhece que a Wikipédia é uma bagunça e é preciso consertar todo o sistema de criação e edição de artigos. Mas como?

Já sabemos que a Wikipédia não para de perder colaboradores. Menos editores significa mais “carece de fontes” e queda na qualidade. Só que isto é um sintoma, não o problema em si: de acordo com Harris, o software é velho e difícil de usar.

O software (ou a falta dele) é uma barreira. Ele não faz as coisas certas, ele torna difíceis até as coisas simples, e esconde funções e informações que deveriam estar no centro. Você sabia que não há dois editores da Wikipédia que trabalhem da mesma forma? É porque o software é tão ruim que todos precisam criar uma forma própria de contornar o software para fazer seu trabalho.

Isso exige uma “reavaliação radical e audaz” da Wikipédia, nas palavras de Harris. Então ele cita quais funções devem chegar à enciclopédia livre:

No artigo, Harris mostra mais imagens de como a Wikipédia pode ficar, mas não define um prazo específico para as alterações virarem realidade. As imagens fazem parte da apresentação “A Wikipédia em 2015”. [The Signpost via Hacker News]

Imagens por Brandon Harris/Wikimedia

Sair da versão mobile