Já sabíamos que a Wikipédia estava perdendo contribuidores há um bom tempo, mas a situação está ruim o bastante para o próprio Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, dizer que o site está fazendo de tudo para reter os voluntários que mantém a enciclopédia livre. E eles querem que o Brasil dê uma força.

A diretora executiva da Wikimedia Foundation, Sue Gardner, disse à Associated Press que a fundação está expandindo um programa com professores universitários, estimulando-os a darem como tarefa para os alunos escrever artigos para a Wikipédia. O foco está na Índia, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Brasil.

Além disso, a Wikipédia deve simplificar a edição de artigos – algo terrivelmente complicado, como você pode ver acima. O próprio Jimmy Wales concorda: “muito disso é complicado… muitas diretrizes de edição são impenetráveis para novos usuários”. E, como o maior estímulo para editar a Wikipédia é receber elogios, será criado o WikiLove, forma de mandar uma imagem bonitinha com mensagem para o editor. “É como o ‘Curtir’ no Facebook”, explica Wales. Melhor que as estrelinhas para avaliar artigos, certo?

Até março, a Wikipédia tinha cerca de 90.000 contribuidores ativos. O objetivo é adicionar mais 5.000 em um ano. [AP/Boston.com via CNET via Tecnoblog]