_Tecnologia

Wikipédia segue perdendo editores e administradores

A Wikipédia é um daqueles sites que mostram do que a internet é capaz. Mas ela depende dos seus editores e, apesar de alguns serem bastante comprometidos, a triste realidade é que o projeto está ficando sem novos editores e admins. O Atlantic esteve na Wikimania, a conferência oficial da Wikimedia, e diz que “a […]

A Wikipédia é um daqueles sites que mostram do que a internet é capaz. Mas ela depende dos seus editores e, apesar de alguns serem bastante comprometidos, a triste realidade é que o projeto está ficando sem novos editores e admins.

O Atlantic esteve na Wikimania, a conferência oficial da Wikimedia, e diz que “a edição da Wikipédia por voluntários está em um longo declínio”. Eis os números.

Até 2007, subiu quase exponencialmente o número total de pessoas que realizam cinco ou mais edições na Wikipédia em inglês. Desde 2007, no entanto, o número vem caindo consistentemente, de 50.000 para apenas 30.000 este ano. O número de novos administradores também vem caindo: em 2007, em média, a Wikipédia em inglês ganhava 30 novos administradores por mês; ultimamente, ela recebe menos de cinco a cada mês.

Obviamente, a Wikipédia ainda tem muitos voluntários que a apoiam. Mas o trabalho exigido para manter o site está sendo dividido entre cada vez menos colaboradores. Pelo menos, a Wikimedia parece estar ciente do problema. Segundo o Atlantic:

A Wikimedia está planejando realizar teste beta de um novo editor WYSIWYG ainda este ano, para tornar mais fácil para novos autores entrar na legião Wikipédia. E ela está ajustando elementos de design para deixar mais claro a novos visitantes que a Wikipédia pode ser editada: é tão grande a onipresença do site que muitos usuários da web simplesmente não conhecem sua melhor função.

Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, promete um editor simplificado há quase um ano. Mas editar não é o único problema: manter as modificações no artigo é outro. Se o responsável pelo artigo não gostar do seu trabalho, ele pode revertê-lo sem cerimônias. A dificuldade – técnica e prática – em acrescentar novo conteúdo à Wikipédia acaba afastando usuários.

A briga por edições num mesmo artigo também pode ser um problema. Chamou a atenção o caso do verbete sobre Gilmar Mendes: o ministro “procurou a Wikipédia para reclamar da edição de seu perfil”, segundo a Folha. A página de discussão se tornou um debate acalorado, a edição do artigo foi trancada para usuários não-registrados, e a polêmica motivou trocas de elogios entre um eliminador da Wikipédia – que pode apagar conteúdo inadequado – e certo colunista da Veja.

A Wikipédia deve receber algumas mudanças nos próximos meses, e talvez vejamos novidades no Brasil, agora que a Wikimedia Foundation terá sede no país. Resta ver se isto será o bastante para manter a maior enciclopédia livre. [The Atlantic]

Imagem por pernillarydmark/Flickr

Sair da versão mobile