_Tecnologia

Wikipédia acrescenta voz de pessoas famosas à enciclopédia

Imagine ser capaz de ouvir a voz de uma grande figura histórica: isso pode acrescentar mais informação aos fatos e datas que temos por escrito. E a Wikipédia tornará isso possível com o WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), acrescentando gravações curtas de voz à enciclopédia online. O WikiVIP anunciou o programa com uma gravação de […]

Imagine ser capaz de ouvir a voz de uma grande figura histórica: isso pode acrescentar mais informação aos fatos e datas que temos por escrito. E a Wikipédia tornará isso possível com o WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), acrescentando gravações curtas de voz à enciclopédia online.

O WikiVIP anunciou o programa com uma gravação de Stephen Fry, ator e comediante britânico. A página do astronauta Charlie Duke, da missão Apollo 16, também possui uma gravação de voz. A BBC ajudará a Wikipédia nessa missão, fornecendo pequenos clipes de voz de pessoas como Sir Tim Berners-Lee, o criador da web.

A página do projeto diz que a ideia é “saber como é a voz de pessoas notáveis, e como elas pronunciam seus próprios nomes”. Um objetivo simples, mas bem profundo: afinal, há algo poderoso na voz humana; é uma característica bem importante de uma pessoa.

A curiosidade nos leva a imaginar como era a voz de grandes figuras históricas, e há quem fique ofendido quando isto não se encaixa no som que imaginávamos. Basta ver a situação de Daniel Day-Lewis, que interpretou Abraham Lincoln nos cinemas e foi criticado… por causa da voz. (Não há registros de voz de Lincoln, um dos primeiros presidentes dos EUA, morto em 1865.)

Melhor evitar isso! Quem tem biografia na Wikipédia pode clicar aqui para descobrir como guardar sua voz para sempre. [Wikipedia via The Next Web]

Sair da versão mobile