_Windows

O que há de novo na primeira grande atualização para o Windows 10

A versão mais recente do Windows 10 traz correções de bugs, ajustes na interface, atualizações de apps e uma forma mais simples de ativar o sistema.

A Microsoft lançou a versão final do Windows 10 em julho, e vem trazendo atualizações todo mês para quem está no programa Insider. Bem, chegou a hora de liberar essas novidades para todo mundo.

A versão mais recente do Windows 10 – conhecida como “Threshold 2” – chega hoje a PCs trazendo correções de bugs, ajustes na interface, atualizações de apps e uma forma mais simples de ativar o sistema operacional. Eis o que há de novo.

>>> Windows 10: perguntas e respostas sobre a atualização

Interface

Você pode mudar a cor das barras de título nas janelas. Vá em Configurações > Personalização > Cores e ativar a opção “Exibir cores em Iniciar, na barra de tarefas, na central de ações e na barra de título”.

O menu Iniciar agora permite criar grupos com até quatro colunas de blocos dinâmicos (antes eram apenas três). Para ativar isso, vá em Configurações > Personalização > Iniciar e ativar “Mostrar mais blocos”.

Antes, o menu Iniciar podia conter no máximo 512 itens, incluindo atalhos e blocos dinâmicos; os programas que estouram o limite deixam de aparecer, até mesmo na busca. Agora, o limite foi aumentado para 2.048 itens.

É possível desativar a imagem que aparece no plano de fundo ao fazer login. Em vez do logotipo do Windows, você verá apenas uma cor sólida. Basta ir em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio e desativar “Mostrar a imagem de tela de fundo do Windows na tela de entrada”.

Ao colocar janelas lado a lado, você pode arrastar a borda de uma delas para redimensionar a outra. Isso era limitado ao modo tablet, mas agora funciona no modo desktop tradicional e está ativo por padrão. (Você pode desativar isso indo em Configurações > Sistema > Multitarefas e clicando em “Quando eu redimensionar uma janela ajustada, redimensionar qualquer janela ajustada adjacente ao mesmo tempo”.)

E o modo tablet está mais próximo do Windows 8: use o Snap para colocar apps à direita ou à esquerda; substitua um app por outro; e deslize a partir da borda superior para fechar um app.

Os menus de contexto, que aparecem quando você clica com o botão direito, estão ganhando um estilo unificado, com tema escuro e mesmo tamanho de fonte. O Windows 10 também está recebendo ícones atualizados em diversos lugares, como o Gerenciador de Dispositivos e o Editor de Registro (regedit).

Apps e Cortana

O Skype foi dividido em três apps universais – Telefone, Mensagens e Vídeo do Skype – que são extremamente simples por enquanto, mas funcionam.

Outro app que vem incluso no sistema é o Sway: ele pode funcionar como uma versão simplificada do PowerPoint; e também permite criar páginas da web. Saiba mais aqui.

O Microsoft Edge sincroniza seus favoritos e lista de leitura entre dispositivos, e exibe uma prévia da aba quando você passa o mouse por cima dela.

Além disso, é possível transmitir o conteúdo de uma aba via Miracast para sua TV ou monitor, como vídeos do YouTube e fotos do Facebook. (Isso não funciona com conteúdo protegido, como Netflix e Hulu.) Só ficaram faltando as extensões, que virão apenas em 2016.

O Edge ganhou maior integração com a Cortana: ela avisa quando encontrar cupons para sites de compras que você visitar; e ajuda a entender termos e palavras em PDFs.

A Cortana também analisa seu e-mail para encontrar ingressos de cinema e eventos, e avisa duas horas antes como chegar ao local – oferecendo a opção de agendar um Uber.

Além disso, ela consegue entender suas anotações por escrito, procurando por locais, datas e horários para encaixar na sua agenda. A assistente pessoal permite até mesmo enviar SMS a partir do computador, caso você use Windows Phone.

A Cortana agora está disponível em mais países: Japão, Austrália, Canadá e Índia. Ela estará disponível para Windows Insiders no Brasil “ainda este ano”.

Ativação e mais

Fazer uma instalação limpa do Windows 10 não era uma tarefa fácil. Você só consegue sua cópia gratuita se atualizar a partir do Windows 7 ou 8.1. Não há uma chave de produto: seu PC é registrado nos servidores da Microsoft, que liberam a cópia gratuita do Windows 10 para ele.

Para colocar o sistema em outra partição, eu tive que instalar o Windows 8 nela (com a chave de produto que acompanha o computador) e depois atualizar para o Windows 10.

Felizmente, ativar o Windows 10 ficou mais simples. É só instalar o Windows 10 e, caso necessário, informar sua chave do Windows 7 ou 8.1. Basta ir em Configurações > Atualização e segurança > Ativação e selecionar “Alterar chave do produto”. Bem melhor.

Além disso, o Windows 10 agora inclui uma opção “Localizar Meu Dispositivo” em Configurações > Atualização e segurança. Assim, você pode encontrar seu laptop através de serviços GPS e de localização, ou deixar que o dispositivo envie seu local para os servidores da Microsoft. O último local conhecido estará no site account.microsoft.com/devices.

A Microsoft promete maior desempenho em tarefas cotidianas: por exemplo, o boot ficou quase 30% mais rápido em relação ao Windows 7 no mesmo dispositivo. E também há alguns recursos específicos para empresas, como o Windows Update for Business e Windows Store for Business.

Como obter

A Microsoft explica que a atualização virá através do Windows Update para quem está no Windows 10. Se você estiver no Windows 7 ou 8.1, vai receber todos estes recursos se atualizar o sistema.

O Windows 10 também chega hoje para o Xbox One, e virá em dezembro para certos smartphones Lumia.

A próxima grande atualização do Windows 10 tem codinome “Redstone 1”, segundo o ZDNet, e começará a ser testado entre Insiders nas próximas semanas. Ele tem lançamento previsto para junho de 2016.

[Windows Blog via How-to GeekArs Technica e PC World]

Imagens por Gizmodo Brasil, Microsoft e Windows Central

Atualizado às 19h45

Sair da versão mobile