_Windows

Prévia do Windows 10 traz ajustes no menu Iniciar e maior integração com notificações

A Microsoft liberou hoje uma atualização enorme para PCs com Windows 10, com várias das novidades anunciadas durante a conferência Build.

A Microsoft liberou hoje uma atualização enorme para usuários do programa Insider em PCs, com várias das novidades anunciadas durante a conferência Build. Isso inclui ajustes no menu Iniciar, maior integração com notificações de apps, e a plataforma Windows Ink para canetas stylus.

>>> As novidades da próxima grande atualização do Windows 10
>>> As notificações vão ficar mais espertas e mais bonitas no Windows 10

Daqui em diante, o Windows 10 terá um foco maior em notificações. Por isso, o ícone da Central de Ações ganhou um espaço dedicado à direita da barra de tarefas, com o número de notificações e o ícone do app correspondente.

Enquanto isso, os apps universais mostram na barra de tarefas o número de notificações perdidas de cada um:

A Central de Ações, por sua vez, agora mostra imagens maiores e dicas da Cortana. E finalmente é possível modificar os ajustes rápidos na parte inferior, indo em Configurações > Sistema > Notificações e ações.

O calendário da barra de tarefas vai mostrar seus compromissos da agenda:

O menu Iniciar mudou. Os ícones Liga/Desliga, Configurações e Explorador de Arquivos foram para uma barra lateral. E à esquerda, agora você encontra a lista de todos os apps instalados (antes era preciso clicar em um botão).

No modo tablet, a lista de todos os apps agora ocupa a tela inteira (antes eles ficavam limitados a uma barra lateral).

A Cortana está disponível na tela inicial para responder perguntas e anotar lembretes. (Ela já aparecia em builds anteriores, mas não funcionava sempre.) É preciso ativar isto nas configurações.

E se você estiver usando o Groove Música, os controles tocar/pausar/avançar/voltar aparecem na tela de bloqueio, com informações sobre a faixa atual. (Isso não funciona com o Spotify por enquanto, nem com apps modernos de música.)

Temos também a plataforma Windows Ink, com mais recursos para quem usa caneta stylus. Ela possui integração com o Mapas, por exemplo, permitindo desenhar uma linha entre dois pontos e receber instruções de como ir de um para outro. O PowerPoint tem uma régua para desenhar linhas retas e para encaixar objetos ao lado delas; e o Word permite realçar ou descartar texto com a caneta.

Este vídeo demonstra as possibilidades:

Há outros ajustes menores: é possível alternar entre áreas de trabalho virtuais deslizando quatro dedos no touchpad; resetar apps que passem a funcionar mal (indo em Configurações > Aplicativos e recursos); e há um novo ícone para o Windows Explorer – o design do programa continua o mesmo, no entanto.

A lista completa de novidades é bem grande, e pode ser encontrada aqui. A build 14316 está disponível apenas para usuários no programa Insider: vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas e clique em “Introdução”. Na mesma tela, arraste o controle para “Modo rápido”.

Lembramos que não é recomendável usar uma versão Insider no dia a dia: baixe a ISO do Windows 10 usando esta ferramenta, siga estas instruções para criar sua máquina virtual/fazer dual boot, e então entre no programa Insider.

Estes recursos virão para todos os usuários com o Windows Anniversary Update, previsto para o terceiro trimestre.

[Windows Blog]

Sair da versão mobile