Se você está curioso para saber os próximos passos do Windows 10 – tanto em PCs como em smartphones – parece que não precisaremos esperar até a conferência Build, em abril, para ter mais detalhes.

>>> Um tour em vídeo pelo Windows 10

Segundo o The Verge, a Microsoft planeja detalhar os recursos do Windows 10 para consumidores no final de janeiro, quando eles também devem lançar a versão Consumer Preview do sistema.

Nesse evento separado, a empresa deve revelar seus planos para tablets e celulares com Windows 10. Por enquanto, só sabemos que a Microsoft promete atualizar todo dispositivo com Windows Phone 8 para o Windows 10.

A próxima versão do Windows Phone se chamará apenas Windows 10, assim como a versão para computadores. Eles não serão o mesmo sistema operacional, mas terão um kernel e muitas APIs em comum.

O Windows 10 para computadores foi lançado em versão Technical Preview, marcando a volta do menu Iniciar – desta vez com blocos dinâmicos. Ele também permite rodar apps Metro em janelas e alternar entre múltiplas áreas de trabalho.

Desde então, ele recebeu várias atualizações, para incluir uma Central de Ações – que reúne suas notificações, assim como no Windows Phone – e gestos de touchpad com três dedos. Você pode rodar o Windows 10 Technical Preview lado a lado com sua cópia atual do Windows – explicamos tudo aqui. [The Verge]