É oficial: em 11 de abril, a atualização Windows 10 para Criadores começará a aparecer lentamente em toda máquina de Windows 10 no planeta, queira você ou não. A Microsoft claramente gosta muito das mudanças amplas que fez desde o lançamento do Windows 10 em 2015, porque, dois anos após seu lançamento inicial, o sistema operacional está passando por sua terceira grande atualização, e a empresa parece não ter nada verdadeiramente espetacular para acrescentar.

• Microsoft sofre com queda de serviços online (de novo)
• A Microsoft está enchendo o Windows 10 de publicidade

Claro, há o Game Mode, que a companhia alega que irá agilizar aplicativos rodando em segundo plano para que eles não consumam muito poder de processamento, que seria melhor gasto em aplicativos em primeiro plano; e, sim, as configurações de privacidade estão mais simples, então é mais fácil descobrir o que você está compartilhando com a Microsoft. Mas, em geral, a última atualização do Windows é repleta de funções incríveis que parecem inacreditavelmente de nichos, úteis apenas para uma pequena fração dos milhões de usuários de Windows.

Dito isso, elas ainda são legais.

Você consegue desenhar em cima de tudo agora

dtv6lwzaaq1kvn8tpbj7

A Microsoft não é mais a empresa que evoca imagens de protetores de bolso e óculos quebrados. Ela é meio descolada agora e quer conquistar todos os tipos descolados e criativos que usavam MacOS até agora. Uma forma como a Microsoft tentou atrair esses usuários foi com dispositivos como o Surface Book, o Surface Pro e o Surface Studio. Outra foi ao deixar esses novos usuários desenhar em tudo com o Windows Ink e uma caneta.

Você já quis desenhar um bigode na foto do seu melhor amigo? Agora você consegue fazer isso no Photos. Precisa desenhar um bigode em um vídeo do seu melhor amigo? Você consegue também. O mesmo é possível com arquivos de anotações no Word e em páginas da web no Edge.

Precisava descobrir a distância em um mapa e não estava com vontade de inserir endereços? Abra o Microsoft Maps e apenas desenhe uma linha que o aplicativo irá calcular a distância para você.

Você consegue comprar ebooks a partir do Windows agora

hnwe84xed2eql5kedaie

 

Se, por alguma razão muito estranha, você ainda não se decidiu por uma loja na qual comprar todos os seus ebooks e não selecionou um e-reader para ler esses livros, então alegre-se, usuário de Windows 10. Porque, com a atualização, o Windows agora tem uma livraria, eficientemente chamada de Books, na Windows Store. E você pode ler esses livros, que a Microsoft garante ao Gizmodo serem uma mistura de clássicos em domínio público e bestsellers novos, no navegador embutido do Windows, o Edge.

É um belo recurso… para os poucos de nós que, ocasionalmente, se deparam com um ePub e não querem particularmente ir trás de um e-reader digital de dez anos atrás apenas para lê-lo.

Você pode criar cachorros 3D no Paint agora

hvh3gswjuqelay7kouwn

Você cresceu usando o Paint porque todo mundo cresceu usando o Paint. Maior parte de nós ainda não consegue usar o Photoshop, mas conseguimos criar uma arte bem da hora no Paint que parece ter sido feita por um bebê.

A Microsoft reconhece que todos nós precisamos mexer no programa de edição artística original para pessoas mesquinhas demais para usar qualquer outra coisa, então agora ela está atualizando a experiência para uma nova geração, nos dando a habilidade de criar cenários inteiramente 3D no Paint.

Eles ainda parecem ter sido renderizados no Paint — o que significa que eles se parecem menos com algo que você veria em um bom filme e mais com um retrato de um filme da Barbie feito do CGI direto para o vídeo —, mas isso não os impede de serem legais.

É claro, o Paint ainda é muito útil de um ponto de vista de produtividade. Você não irá, e não deve, preparar apresentações ou trabalhos de escola no Paint. Mas se você está no ensino fundamental ou menos que isso, então prepare-se para sua primeira introdução à criação artística 3D.

O Microsoft Edge parece um navegador produtivo

ybzm9v62jhcnog682als

 

Um dos maiores avanços feitos no Windows 10 para Criadores está no navegador Edge. Por exemplo, o Edge lhe permite assistir ao Netflix em 4K. Até hoje, é o único navegador que possibilita isso.

A Microsoft também acrescentou thumbnails visuais para as abas, para você saber o que está acontecendo sem precisar clicar nelas. O navegador também adicionou a habilidade de marcar como favorito emergencialmente e fechar todas as abas abertas no seu navegador. Esse é um ótimo recurso se você tem muitas abas abertas e quer ordenar as coisas sem perder as páginas em que estava.

Embora maioria dessas funções estejam presentes no Edge, você consegue maior parte delas via extensões no Chrome ou no Firefox.

Você pode fazer streamings sem atraso algum (e sem audiência)

dr1qcbx8bo0cpv9ibceg

No ano passado, a Microsoft adquiriu o Beam, uma plataforma de livestreaming que é concorrente de empresas enormes como o Twitch e o YouTube. Agora, o software é embutido diretamente no Windows. O Beam é, na verdade, meio incrível. Eu amo conseguir fazer streamings com fluidez do meu desktop e, nos meus testes, consegui transmitir games sem diminuir o desempenho gráfico, como constantemente acontece com o Twitch ou o YouTube.

O Beam também diminui drasticamente a latência, para que os espectadores vejam as coisas acontecendo em suas telas quase na mesma hora em que elas acontecem na sua. Isso é fantástico! Mas os benefícios do Beam funcionam apenas quando você está assistindo às transmissões no site do Beam, que é uma experiência nem um pouco próxima da robustez do Twitch ou do YouTube.

E você terá muita dificuldade de fazer seu público crescer. Na noite passada, o Beam tinha 716 usuários assistino a streamings de Minecraft. O Twitch tinha 4.787.