A versão final do Windows 10 foi lançada em julho e, desde então, a Microsoft vem fazendo ajustes na interface e nos bastidores do sistema para deixá-lo melhor. Hoje, uma atualização para Insiders trouxe o maior conjunto de novidades até então.

Todo mês, a Microsoft lança uma build para os usuários no programa Insider Preview. Reunimos abaixo o que há de novo na mais recente build 10565, lançada hoje; ela inclui as alterações vindas no mês passado com a build 10547.



Para entrar no programa Insider, vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas. Lá, você encontrará a opção “Receber compilações de participantes do programa Windows Insider”. Se você ainda não estiver cadastrado no programa, clique em “Introdução”.

Vamos às novidades:

Ajustes na interface

As barras de título nas janelas podem ficar coloridas, se encaixando com o tema que você usa. Basta ir em Configurações > Personalização > Cores e ativar a opção “Exibir cor em Iniciar, barra de tarefas, central de ações e barras de título”.

dark-titlebar

A Microsoft quer unificar o estilo dos menus que aparecem quando você clica com o botão direito. Assim, os menus de contexto também estão ficando mais consistentes no sistema, adotando o tema escuro e mesmo tamanho de fonte.

start-context-menus

O Windows 10 também está recebendo ícones atualizados em alguns lugares que pareciam abandonados, como o Gerenciador de Dispositivos e o Editor de Registro (regedit).

regedit

Na build 10547, lançada em setembro, o menu Iniciar passou a permitir que você crie grupos com até quatro colunas de blocos dinâmicos (normalmente são apenas três). Para ativar isso, basta ir em Configurações > Personalização > Iniciar e ativar “Exibir mais blocos”.

Menu iniciar com mais blocos

Indo em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio, você também pode desativar a imagem de plano de fundo que aparece quando você insere a senha para fazer login. Em vez do logotipo do Windows, você verá apenas uma cor sólida.

Tela de bloqueio no Windows 10

Essa atualização também trouxe mudanças para o modo Tablet, aproximando-o do Windows 8. É possível usar o Snap para colocar apps à direita ou à esquerda; substituir um app por outro; e deslizar a partir da borda superior para fechar um app.

Teeter

Apps

O Microsoft Edge agora sincroniza seus favoritos e lista de leitura, e exibe uma prévia das abas quando você passa o mouse por cima delas (tal como no Vivaldi):

tab-preview

O Skype foi dividido em três apps universais, feitos para funcionarem no PC e smartphone. O Mensagens permite bater papo; o Telefone faz chamadas de voz; e o Skype Vídeo faz chamadas de vídeo. (Eles estarão presentes no Windows 10 Mobile em uma atualização futura.)

Skype Mensagens no Windows 10

O app Mensagens permite enviar respostas a seus contatos diretamente da Central de Ações ou de notificações:

Skype Mensagens no Windows 10 (2)

Na build 10547, o app Fotos ganhou uma visão para navegar por suas pastas no PC e no OneDrive. Além disso, foi lançado o app Xbox Beta, que vai antecipar novidades para o Xbox no Windows 10.

Cortana

cortana-ink-reminders2

A Cortana também ficou mais esperta: ela encontra ingressos de cinema e eventos no seu e-mail e, duas horas antes, avisa como chegar ao local. Isso inclui uma opção de agendar um Uber para levar você.

Além disso, a Cortana consegue entender suas anotações por escrito: ela procura por locais, datas e horários para encaixar a informação na sua agenda.

A assistente da Microsoft estará disponível para Windows Insiders no Brasil “ainda este ano”.

E mais

Além de diversas correções de bugs, a build 10565 facilita a ativação do Windows 10 em PCs que rodam uma versão anterior do sistema. A Microsoft explica:

Se você instalar esta build do Windows 10 Insider Preview em um PC e ela não ativar automaticamente, você pode inserir a chave de produto do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 válida para o mesmo dispositivo. Vá em Configurações > Atualização e segurança > Ativação e selecione Alterar chave de produto.

Se você fizer uma instalação limpa do Windows 10… também é possível inserir a chave do produto de versões anteriores do Windows em dispositivos qualificados durante a configuração.

Vale lembrar que, para ter acesso a tudo isto, é preciso estar no programa Windows Insider e instalar a build 10565, disponível para quem escolheu receber atualizações no grupo Rápido (Fast).

Essas novidades devem chegar a todos os usuários somente em novembro.

[Windows Experience Blog]

Imagens por Microsoft, WinBeta e Windows Central