_Windows

Windows 10: o que esperar do evento que a Microsoft fará nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (21), a Microsoft vai anunciar o “próximo capítulo do Windows 10”. O evento começa às 15h (horário de verão) e será transmitido ao vivo pela internet em microsoft.com/windows10story. Ele deve trazer algumas novidades bem interessantes: um visual Metro refinado, a assistente Cortana para PCs, e novidades para smartphones. Abaixo, seguem os principais rumores do que […]

Nesta quarta-feira (21), a Microsoft vai anunciar o “próximo capítulo do Windows 10”. O evento começa às 15h (horário de verão) e será transmitido ao vivo pela internet em microsoft.com/windows10story.

Ele deve trazer algumas novidades bem interessantes: um visual Metro refinado, a assistente Cortana para PCs, e novidades para smartphones. Abaixo, seguem os principais rumores do que a Microsoft deve apresentar amanhã.

>>> Em imagens, as futuras novidades do Windows 10
>>> Como rodar o Windows 10 Technical Preview lado a lado com sua cópia atual do Windows

O que já sabemos

Para recapitular: em outubro, o Windows 10 para computadores foi lançado em versão Technical Preview, marcando a volta do menu Iniciar – desta vez com blocos dinâmicos. Ele também permite rodar apps Metro em janelas e alternar entre múltiplas áreas de trabalho.

Desde então, ele recebeu várias atualizações, para incluir uma Central de Ações – que reúne suas notificações, assim como no Windows Phone – e gestos de touchpad com três dedos. Os ícones também começaram a ganhar um visual flat, para deixar de lado aquela cara de Windows 7.

O Windows 10 já tem suporte nativo a vídeos em MKV, e deve receber suporte a música em FLAC também.

Assistente por voz Cortana

A Cortana estreou no Windows Phone e parece que chegará em breve aos PCs. Em um vídeo vazado, ela é ativada ao clicar no novo botão de lupa na barra de tarefas.

Ela responde a todo tipo de pergunta, liga para contatos através do Skype, checar compromissos do calendário, adicionar lembretes baseados em tempo ou local, entre outros. Ela poderá até exibir direções em um mapa até determinado local.

Navegador Spartan

O Spartan deve ser o novo navegador padrão do Windows 10. Rumores dizem que ele terá uma interface semelhante à do Chrome, como mostra esta imagem vazada pelo CNBeta:

Ele deve ganhar suporte a extensões e vir com a assistente Cortana embutida. O Spartan deve estar presente também em tablets e smartphones.

Por motivos de compatibilidade, o Internet Explorer não será eliminado do Windows 10, mas ficará em segundo plano.

Jogos

Phil Spencer, chefe do Xbox, disse no Twitter que estará no evento desta quarta-feira: “eu vou me concentrar mais no que estamos fazendo no Win10 em janeiro, é hora de falar sobre jogos no Windows”.

A Microsoft já anunciou oficialmente o DirectX 12 há alguns meses, dizendo que ele está “mais rápido e mais eficiente” no consumo de energia, e funcionará na maioria das placas de vídeo já existentes. O evento deve trazer mais detalhes; o DirectX 12 será lançado para Windows 8 e 10, mas não para Windows 7.

E a sempre confiável Mary Jo Foley diz que um projeto de codinome Arcadia permite fazer streaming de jogos e apps para dispositivos Windows, seja no computador, smartphone ou tablet. Ele usaria a nuvem Azure, da Microsoft, e poderia ser uma forma de integrar o ecossistema do Xbox ao Windows.

Visual Metro renovado

Em capturas de tela vazadas, os apps Metro (Loja, Música, Xbox) ganharam um visual mais escuro, e adotaram de vez o botão de “hambúrguer” – aquelas três linhas horizontais que servem para abrir um menu. A barra de título também mudou, e tem outro botão de hambúrguer que reúne os Charms (pesquisar, compartilhar etc.) no canto esquerdo.

A barra de tarefas também parece adotar uma cor preta e ícones simplificados. O Neowin encontrou estes ícones na build 9901 vazada, em um arquivo chamado “MDL2”, que pode ser um Metro 2.0 (Linguagem Modern de Design 2).

Apps universais

Em screenshots vazadas, também apareceu o app Lumia Camera rodando no Windows 10, e ele é basicamente o mesmo que se encontra no Windows Phone. Este parece ser um dos apps universais que rodarão em desktops e smartphones.

Windows para smartphones

No evento desta quarta-feira, a Microsoft deve revelar seus planos futuros para celulares. A próxima versão do Windows Phone se chamará apenas Windows 10, assim como a versão para computadores. Eles não serão o mesmo sistema operacional, mas terão um kernel e muitas APIs em comum.

Segundo o Windows Central, os blocos dinâmicos ganharão uma novidade: o MixView. Isso estava previsto para o ano passado, mas a Nokia mudou de planos depois de concluída sua aquisição pela Microsoft. O recurso funciona assim:

… quando o dedo paira acima do bloco dinâmico, ele se mexe um pouco… Ao pressionar para baixo no ar (sem tocar no bloco), ele “explode” em muitos blocos menores – até oito com diferentes tamanhos – e cada um exibe um conteúdo específico do app. Por exemplo, o bloco de um contato poderia exibir seu número de telefone, último e-mail, uma mensagem de texto, fotos etc.

Uma prévia do Windows 10 para smartphones deve estar disponível em fevereiro, segundo Mary Jo Foley. A Microsoft promete atualizar todo dispositivo com Windows Phone 8 para o Windows 10.

Windows para tablets

Esperamos também saber qual será o rumo do Windows RT. Há algum tempo, Mary Jo Foley disse que haverá uma versão do Windows 10 especialmente para tablets com processadores ARM – ela virá sem área de trabalho.

Paul Thurrott, que costuma revelar detalhes da Microsoft muito antes dos lançamentos oficiais, acredita que dispositivos atuais com Windows RT não serão atualizados: “a base de usuários é muito pequena, e oferecer um novo OS durante vários anos daqui para frente neste hardware limitado seria um erro”.

Office

É possível que vejamos uma prévia do novo Office também. Em novembro, a Microsoft demonstrou uma versão do Office pensada para o toque, que funciona assim:

Mary Jo Foley diz que esta versão do Office deve ser lançada em fevereiro em versão preview. A versão final será lançada junto ao novo sistema operacional, diz a Microsoft.

O Office recebeu grandes atualizações no iOS e Android, mas ainda não no Windows Phone. O que aconteceu? Joe Belfiore diz: “quero garantir a vocês que nossa equipe do Office não se esqueceu do Windows Phone – só estamos alinhando todas as nossas notícias e anúncios para um único evento”. Por isso, esperamos novidades sobre o Office para Windows Phone também.

Quando, e por quanto?

Kevin Turner, diretor de operações da Microsoft, disse em uma conferência que o Windows 10 será lançado “até o fim do verão e início da primavera”, que nos EUA corresponde aos meses de agosto a outubro.

Até o momento, a Microsoft ainda não revelou detalhes sobre preços do Windows 10, nem quanto custará a atualização a partir do Windows XP, 7 ou 8.

Alguns rumores dizem que a atualização do Windows 8.1 para o Windows 10 será gratuita; quem usar o Windows 7 pagaria um valor baixo; e quem usar outro sistema pagaria o valor cheio. É plausível, mas nenhuma fonte realmente confiável (Mary Jo Foley, Paul Thurrott, Tom Warren) conseguiu detalhes sobre isso ainda.

É que talvez a Microsoft ainda esteja decidindo o preço. Kevin Turner disse na conferência que “nós precisamos rentabilizar o Windows 10 de uma forma diferente”, mencionando serviços adicionais – e pagos – para o sistema. Quem sabe um esquema de assinatura mensal/anual, assim como o Office 365? Saberemos em breve.

Imagem inicial via The Collection Book

Sair da versão mobile