_Windows

Windows 10 mira em usuários piratas e poderá converter smartphones Android

O Windows 10 continua a ser uma caixinha de surpresas. Você sabe que ele será distribuído de forma gratuita inclusive para quem usa Windows 7.

ATUALIZAÇÃO (18/05): dois meses depois, a Microsoft confirmou que não dará Windows 10 gratuito para piratas, só para quem roda uma cópia legítima do Windows 7 ou 8.1. A empresa diz, no entanto, que algumas fabricantes terão “ofertas de atualização muito atraentes” para piratas. Saiba mais detalhes aqui. O texto original segue abaixo.

O Windows 10 continua a ser uma caixinha de surpresas. Você sabe que ele será distribuído de forma gratuita inclusive para quem usa Windows 7. Agora, a Microsoft confirma que ele estará disponível de graça até mesmo para usuários piratas. E isso não é tudo!

Em um post no blog oficial do Windows, Terry Myerson – chefe de sistemas operacionais da Microsoft – anuncia que “o Windows 10 estará disponível neste verão [no hemisfério norte] em 190 países e 111 idiomas”. Isso significa que ele chegará no terceiro trimestre, entre julho e setembro.

Quando o Windows 10 for lançado, ele será uma atualização gratuita para quem está no Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1.

E Myerson explica à Reuters que a Microsoft vai “atualizar todos os PCs qualificados, genuínos e não-genuínos, para o Windows 10”. Ou seja, mesmo que você esteja rodando uma versão pirata no momento, poderá atualizar seu PC gratuitamente para a versão legítima.

A ideia, aparentemente, é uma tentativa de “voltar a envolver” os usuários que atualmente rodam software pirata na China. Versões ilegais do Windows são um problema enorme por lá: estimativas recentes sugerem que 75% dos PCs no país rodam cópias piratas do sistema operacional.

Para não pagar nada pelo Windows 10, você precisa baixá-lo durante o primeiro ano de seu lançamento – ou seja, até o terceiro trimestre de 2016.

Se você fizer isso, vai receber atualizações durante toda a vida do seu PC: “uma vez que um dispositivo com Windows estiver atualizado para o Windows 10, vamos continuar a mantê-lo atualizado por toda a vida do dispositivo – sem nenhum custo”, disse Myerson em janeiro.

Android Windows 10

Todos os dispositivos com Windows Phone 8 também serão atualizados para Windows 10. Na verdade, a Microsoft lançou uma versão preview do sistema para teste em alguns modelos Lumia.

E hoje, a empresa revelou algo curioso para smartphones: uma ROM do Windows 10 que pode ser instalada em dispositivos Android. Myerson diz:

… um grupo seleto de usuários experientes do Xiaomi Mi 4 será convidado para ajudar a testar o Windows 10 e contribuir para o seu futuro lançamento ainda este ano. Estes usuários terão a oportunidade de baixar o Windows 10 Technical Preview, instalá-lo e fornecer o seu feedback para a Microsoft.

Fontes dizem ao TechCrunch que não se trata de dual-boot: o Android é efetivamente substituído, transformando o smartphone da Xiaomi em um dispositivo completo com Windows 10.

A Xiaomi disse que vai distribuir a ROM em seu fórum, e divulgou uma imagem do Mi 4 rodando Windows 10:

Um comunicado oficial diz que “esta parceria permitirá à Xiaomi e à Microsoft obter feedback direto dos usuários e continuar a melhorar a experiência para a China” – mas não ficaria surpreso se esta iniciativa aparecesse em outros lugares do mundo.

Por enquanto, não há mais detalhes sobre este projeto de substituir o Android pelo Windows 10; em comunicado, a Microsoft diz que “a disponibilidade será anunciada nos próximos meses”. [Blooging WindowsReutersTechCrunch]

Atualizado às 10h36

Sair da versão mobile