_Windows

Nova prévia do Windows 10 Mobile traz recurso para lidar com smartphones grandes

Você pode pressionar e segurar o botão Windows e a tela vai descer, para que você possa alcançar mais facilmente os elementos da parte superior.

A Microsoft finalizou a lista de novidades para o Windows 10, mas o Windows 10 Mobile ainda está em desenvolvimento, recebendo ajustes na interface e alguns recursos novos. A versão de testes mais recente para smartphones mostra isso.

>>> Xiaomi lança vídeo de smartphone Android rodando Windows 10

O recurso que mais me chamou a atenção foi o uso com uma só mão: em dispositivos com 5 polegadas ou mais, você pode pressionar e segurar o botão Windows e a tela vai descer, para que você possa alcançar mais facilmente os elementos da parte superior.

Funciona assim:

Para fazer a tela voltar para cima, basta pressionar e segurar o botão Windows de novo, ou tocar no espaço preto da tela, ou esperar alguns segundos. Este é um recurso bem semelhante ao Alcançabilidade, que a Apple apresentou no iPhone 6 e 6 Plus.

Na build 10136, a Cortana ganhou cores escuras na interface, e agora rastreia voos e encomendas a partir do seu e-mail. Ela também voltou a emitir alertas sobre ir ao trabalho, ir para casa ou para o aeroporto.

A interface do sistema em geral recebeu alguns ajustes. Por exemplo, o teclado do PIN agora é transparente, as fontes mudaram, assim como alguns ícones.

Como é de se esperar, há alguns bugs nesta versão de testes: de acordo com o WinBeta, algumas notificações não aparecem, e alguns apps mandam você para a Loja para que você os instale – mas a instalação não dá certo.

Além disso, a Microsoft avisa que, se você estiver rodando a build 10080, não poderá atualizar para a nova versão “devido a um bug de migração”. Por isso, é preciso voltar para o Windows Phone 8.1 e instalar a build 10136.

Para instalar o Windows 10 Mobile, vá em insider.windows.com, inscreva-se no programa, baixe o app Windows Insider e baixe o preview mais recente. Ele pode ser instalado em mais de trinta modelos diferentes de Windows Phone, incluindo os baratinhos Lumia 520 e 530 – a lista completa está aqui.

Nos últimos meses, o Windows 10 Mobile recebeu uma leva de novidades, incluindo o navegador Microsoft Edge (ex-Project Spartan); notificações interativas; apps mais completos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote; um app mais poderoso para o Xbox; e uma Loja renovada para apps e conteúdo.

E ainda há mais por vir: por exemplo, o Windows 10 Mobile terá um modo PC para smartphones potentes ligados a monitores ou TVs. Rumores dizem que os primeiros smartphones a serem lançados com Windows 10 (Lumia 940 e 940 XL?) terão esse modo PC e resolução 2560×1440.

A Microsoft lançará o Windows 10 para PCs no final de julho; depois ele virá para smartphones. Ele será uma atualização gratuita para todos os dispositivos rodando Windows Phone 8.1. [Microsoft]

Imagens por InstantMobile/YouTube; Aakash Sharma/YouTube; Neowin

Sair da versão mobile