A Microsoft fez um evento no início da tarde desta terça-feira para apresentar novidades e recursos adicionais do Windows 11. O foco do evento foi mostrar as possibilidades do sistema para trabalho híbrido, integrando o computador pessoal aos serviços em nuvem da empresa.

A Microsoft anunciou que vai lançar um app local do Microsoft 365, para melhorar o trabalho híbrido e proporcionar uma experiência de trabalho em nuvem muito semelhante ao trabalho “comum” nos desktops

A ideia é que, com os novos recursos, o usuário tenha o que precisa para desenvolver seu trabalho e possibilidade total de acessá-los em vários dispositivos diferentes.

O sistema operacional receberá um atalho de acesso ao Cloud PCs diretamente em seu menu Iniciar. Assim, usuários de Windows poderão alternar entre a nuvem e seu próprio computador de maneira fácil.

O Cloud PCs terá um recurso que permitirá seu funcionamento offline, que fará com que qualquer alteração em arquivos seja atualizada imediatamente quando o dispositivo retomar a conexão com a internet.

Mais recursos

Um dos novos recursos apresentados durante o evento foi um explorador de arquivos com abas, com um layout bem semelhante ao dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox.

A ideia do novo formato do explorador de arquivos é possibilitar que os usuários sejam mais eficientes e produtivos durante suas tarefas pessoais e de trabalho. Embora tenham anunciado e mostrado o funcionamento do novo gerenciador de arquivos, não foram divulgadas informações sobre quando ele estará disponível para todos os usuários.

Outra novidade — que não é bem uma “novidade”, já que existia no Windows 10 –, que não foi incluído na primeira versão lançada do Windows 11, é a possibilidade de criar pastas de aplicativos no menu iniciar.

O Windows 11 também deve receber recursos de acessibilidade. Um deles é o de legendas em tempo real, que pode ser ativado em qualquer vídeo reproduzido no sistema ou também em arquivos de áudio, o que deve auxiliar e melhorar a experiência de usuários surdos. O recurso está em fase de testes no programa Windows Insider, e ainda não há informações de quando ele será lançado para o público.

O Microsoft Teams não ficou de fora e também receberá algumas atualizações em breve. A plataforma receberá melhorias no foco do vídeo durante, cancelamento de ruídos externos e também um novo recurso para enquadramento automático.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além disso, o sistema receberá um “modo não perturbe”, para que o usuário continue mantendo o foco durante o trabalho e não seja distraído por notificações. A Microsoft quer também aprimorar a proteção contra “phishing”, ataque hacker normalmente utilizado para roubar dados pessoais, e Snap Layouts, para facilitar a alteração de layouts e a visualização de janelas em telas sensíveis ao toque.