
Windows 11: por que o reconhecimento facial não funciona mais no escuro

Em abril, muitos internautas passaram a relatar uma mudança estranha no sistema Windows Hello. Segundo a grande maioria das reclamações, o mecanismo de autenticação por reconhecimento facial não estava mais funcionando em ambientes com pouca luminosidade.
O que acreditava-se ser um bug é, na verdade, uma atualização da Microsoft que mudou intencionalmente o funcionamento do recurso de segurança do Windows 11 para oferecer maior segurança para todos os usuários.
“Após instalar esta atualização ou uma atualização posterior do Windows, para maior segurança, o reconhecimento facial do Windows Hello passa a exigir que câmeras coloridas vejam um rosto visível ao fazer login”, diz a empresa em sua página oficial de suporte.
Anteriormente, para permitir o login na conta, o sistema operacional realizava um mapeamento 3D do rosto do usuário através de sensores de infravermelho. Isso permitia que um indivíduo pudesse acessar seu computador via reconhecimento facial mesmo em ambientes escuros.
No entanto, com a atualização de abril, a Microsoft mudou os requisitos de acesso com biometria facial. O objetivo da empresa foi corrigir uma vulnerabilidade de segurança que estava diretamente relacionada ao Windows Hello. Agora, além da tecnologia de infravermelho, o sistema aciona as câmeras para identificar o usuário.
Reconhecimento facial no Windows 11
Na prática, para funcionar corretamente, as lentes precisam captar o rosto com clareza. Isso não é possível caso o ambiente esteja mal iluminado ou em completa escuridão. Assim, quando não puder “enxergar” uma face, o Windows 11 pedirá que o usuário insira o PIN para acessar o PC para garantir que não é um terceiro tentando acessar informações pessoais.
Alguns usuários insatisfeitos com o update descobriram que é possível voltar a usar somente o infravermelho desativando a webcam no Gerenciador de Dispositivos do sistema. No entanto, ao fazer isso, a câmera ficará desabilitada também para qualquer outra atividade. Isso não é exatamente recomendado para quem deseja ter a melhor experiência no Windows.