Tami Reller, chefe de marketing e finanças do Windows, revelou em evento que o Windows 8.1 chegará ao estágio RTM no final de agosto.

A versão Release to Manufacturing, como sempre, será distribuída a fabricantes e parceiros OEM. Dessa forma, após essa data, novos PCs poderão vir pré-instalados com o Windows 8.1.

Claro, antes a Microsoft precisa lançá-lo a todos os usuários, mas a empresa ainda não revelou quando isso vai acontecer – provavelmente será em setembro, no final deste trimestre. O download será gratuito.

Na Worldwide Partner Conference, a Microsoft também revelou uma nova iniciativa chamada TouchWins. Através desse programa, ela dará incentivos – financeiros e de marketing – a parceiros que vendem PCs e tablets com touchscreen e Windows 8 Pro. Reller disse antes que “você começará a ver uma gama bem maior de PCs com toque” no terceiro trimestre.

O Windows 8.1, respondendo ao feedback dos usuários, traz diversos ajustes: a volta do botão Iniciar (mas não do menu clássico), mais possibilidades de personalização, e apps Metro mais úteis – por exemplo, agora você pode dividir quanto espaço quiser entre dois (ou mais) apps. A atualização também é mais adequada para uso em telas menores. Confira nosso hands-on do Windows 8.1 aqui.

Você já está testando? Notou algo que precisa mudar? Se sim, fique tranquilo: como o Windows 8.1 está quase pronto, a Microsoft ainda tem algumas semanas para fazer ajustes finais. Depois, só na versão 8.2. [Blogging Windows]