A Microsoft anunciou hoje que, desde o lançamento, foram vendidas 40 milhões de licenças do Windows 8. Isto incluiria tanto atualizações quanto vendas para fabricantes.

Para efeito de comparação, o Windows Vista vendeu 20 milhões de cópias em seu primeiro mês, mais que o dobro do XP.

Mas como isso se compara ao Windows 7? Não é possível fazer uma comparação direta – mas sabemos que, dois meses após seu lançamento, foram vendidas mais de 60 milhões de cópias do Windows 7.

A Microsoft não revela quantas das licenças do Windows 8 são de atualização, que custa R$69 para quem adquire a versão para download. Quem comprou um PC a partir de junho paga apenas R$29. São preços baixos para estimular a adoção do novo OS – e parecem ter surtido efeito.

Vale notar que as 40 milhões de licenças incluem as cópias vendidas pela Microsoft, e não as cópias ativadas por usuários. Ou seja, ela levaria em conta PCs que ainda não foram vendidos; mas versões piratas do Windows não estariam inclusas. De um jeito ou de outro, o número impressiona.

A Microsoft também diz que “o Windows 8 está à frente do Windows 7 em termos de atualizações”. Nos primeiros três dias, foram vendidas mais de 4 milhões de atualizações para o Windows 8. [Microsoft via The Verge]