A Microsoft anunciou, hoje, que o Windows 8 atingiu o status RTM, ou seja, que ele chegou à versão final e já começou a ser enviado para parceiros OEM fazerem seus testes e pré-instalarem o sistema nos computadores que começarão a ser vendidos no dia 26 de outubro. O que tinha para ser acrescentado, removido ou alterado, já foi. Agora só nos resta aguardar.

O calendário de lançamento do Windows é bastante fragmentado. Embora a disponibilidade pública comece no final de outubro, muita gente porá as mãos na versão final do Windows 8 bem antes disso. Desenvolvedores e profissionais de TI que assinam o MSDN e o TechNet, respectivamente, poderão baixar e instalar o sistema no dia 15 de agosto. Clientes do Microsoft Software Assurance, um sistema de assinatura de softwares para empresas, e membros da Microsoft Partner Network, por sua vez, terão acesso no dia 16. Em seguida, no dia 20, será a vez de assinantes do MAPS. Por fim, clientes por volume de licenças que não são assinantes do Software Assurance poderão comprar o Windows 8 a partir de 1º de setembro.

Para nós, usuários domésticos e empresas sem vínculo com um desses programas corporativos, a data é 26 de outubro. O Windows 8 será comercializado por US$ 40 para quem estiver vindo dos Windows XP, Vista ou 7, ou US$ 14,99 para quem comprar um computador com Windows 7 até 31 de janeiro de 2013.

E para os curiosos, a imagem acima é o wallpaper padrão da área de trabalho clássica do Windows 8. Gostou? Baixe-o em alta resolução (1920×1200) aqui. [Microsoft, WinBeta]