O que a Microsoft fez para acelerar tanto o boot do Windows? De acordo com esta demonstração do blog Building Windows 8, o novo OS faz boot em 8 segundos usando um novo truque de hibernação.

Não, o sistema não estava hibernando nessa demonstração. É que, quando você desliga o Windows 8, o kernel não é fechado: ele é colocado em modo de hibernação. Normalmente, até o Windows 7, quando você desliga o Windows, o kernel é fechado junto com seus programas e arquivos; você liga o computador de novo, e o kernel é completamente recarregado.

Mas no Windows 8, o kernel é apenas transferido da memória RAM para o disco rígido, e quando você liga o PC de novo, o kernel é colocado de volta na RAM. Seus programas e arquivos, no entanto, precisam ser carregados de novo – afinal, seu PC estava desligado. Com esse truque de hibernação, a Microsoft conseguiu reduzir o tempo de boot de 30% a 70%.

Se você já teve problemas com o modo de hibernação, fique tranquilo: se você reiniciar, este novo truque não será usado – o kernel será completamente recarregado, como sempre. Mas a rapidez no boot impressiona, principalmente para computadores que usam UEFI em vez de BIOS. Por enquanto, vou continuar usando o Suspender no meu laptop. [Building Windows 8 via The Next Web]