Documentos vazados sobre o Windows 8 indicam que o pessoal da Microsoft finalmente seguirá o caminho do fim da mídia física: enquanto o Linux já oferece seus sistemas operacionais em pen drives há tempos e a Apple começa os processos com o Lion, a próxima versão do Windows poderá rodar por meio de um pen drive também. O único detalhe é que ele terá que ter no mínimo 16GB.

A ideia de levar um sistema operacional no bolso é bem prática, mas já é algo comum para quem vive no mundo open source do Linux. Já a Apple, que aboliu o leitor de discos do MacBook Air, dá indícios que distribuirá seu próximo sistema operacional, o Mac OS X Lion, em um pen drive também. Agora, pelos documentos vazados, a Microsoft também quer participar do início do fim dos CDs de instalação.

Segundo relatos, seria necessário um modelo de 16GB para instalá-lo — no Linux, 1 ou 2GB já são o suficiente. Será que todos esses gigabytes não diminuirão a performance do sistema levado no bolso? Resta saber também quais versões estarão disponíveis em pen drives. Enquanto isso, ficamos no aguardo das novidades do Windows 8. [MyDigitalLife via WinRumors]