Há exatos 23 anos, o Windows 95 era lançado. O sistema operacional da Microsoft foi uma revolução e um sucesso estrondoso: vendeu 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas no mercado e, em dois anos, 70% do mercado já o estava usando.

• Este vídeo mostra como seria a estética de um Windows 95 rodando em um celular
• Eis o Windows 95 rodando em um console portátil da Nintendo

Ele introduziu o querido menu Iniciar, apresentou a primeira versão do Internet Explorer (eca!) e tinha um som de inicialização icônico. Pois bem, se bateu uma saudade dos seus momentos com o Windows 95, você pode baixá-lo como um aplicativo para Windows, macOS e Linux.

A ideia foi do desenvolvedor Felix Rieseberg, que trabalha no Slack. Segundo ele, o aplicativo acabou funcionando quase que sem querer – aparentemente, ele não trabalhou tão seriamente no projeto.

O código-fonte da criação e o instalador do aplicativo estão disponíveis no Github – para Windows, macOS e Linux. O programa tem apenas 129 MB e foi desenvolvido no framework Electron. Quase tudo funciona como esperado: dá para brincar no MS Paint, jogar Campo Minado, escrever algumas coisas no Wordpad.

O único porém é o que o app não se conecta à internet. Ou seja, você pode até abrir o Internet Explorer, mas não será possível carregar nenhuma página.

Ah, e o aplicativo nem é tão pesado. Qualquer máquina moderna deve conseguir rodá-lo sem problemas. O desenvolvedor utilizou uma cópia do Windows 95 disponível no site WinWorld, que mantém versões antigas de diversos sistemas.

Divirtam-se.

[BGR]