Para os padrões de hoje, ele é feio, lento e primitivo. Mas o Windows 95 foi o primeiro sistema operacional que eu aprendi a usar completamente, e meu coração sempre terá um lugar para o SO mais memorável da Microsoft. Só pode ser essa a explicação pela qual parte de mim amaria sofrer em uma versão do Windows 95 em um smartphone.

• Como trazer qualquer dispositivo de volta à vida após ele travar
• Como descobrir em que sites e aplicativos você está mais viciado

As tentativas da Microsoft com smartphones nunca serão lembradas como um grande sucesso. A popularidade do iPhone e os inúmeros dispositivos Android disponíveis tornaram o caminho quase que impossível para os aparelhos Windows Phone, e eles nunca conseguiram abocanhar uma fatia grande o suficiente do mercado para que a Microsoft mantivesse o produto.

O que é uma pena, porque continuo sendo fã do uso extensivo dos quadradinhos (ou tiles) do Windows Phone na tela inicial. O youtuber 4096 carinhosamente recriou esse conceito em um vídeo animado que junta o sistema operacional móvel mais atual da Microsoft, com a estética de design do Windows 95.

Clipart, caixas cinzas e as sombras estão de volta, assim como o icônico botão Iniciar do Windows 95. O vídeo é um bom lembrete do visual terrível daquele sistema, mas veja pelo lado bom: uma versão real disso poderia reduzir seu vício em smartphones.

[YouTube via Tastefully Offensive]