O Windows 95 comemorou seus vinte aninhos há alguns meses, e por alguma razão continua aparecendo em gadgets atuais. Desta vez, ele está rodando em um New Nintendo 3DS XL. A pergunta certa não é “por quê?”, e sim “por que não?”.

O usuário Shutterbug2000 usou o núcleo do DOSbox no emulador RetroArch para fazer uma versão antiga do sistema operacional da Microsoft rodar num dos consoles mais recentes da Nintendo.

A ideia é que isso abra as portas para rodar jogos antigos do Windows no console portátil. Por enquanto, temos apenas a imagem acima – da clássica área de trabalho do Windows 95 – e um vídeo do sistema fazendo boot.

Nós já vimos o sistema rodando em navegadores web, em um iPhone e em um relógio de pulso com Android Wear.

Durante as férias, os entusiastas têm tempo extra para se divertir com esse tipo de experimento. Por exemplo, esta semana a equipe de hackers fail0verflow conseguiu rodar uma compilação do Linux no PlayStation 4. Isso permite jogar uma versão modificada de uma ROM de Pokémon para Game Boy Advance no console da Sony.

Eles não divulgaram como o PS4 foi hackeado para rodar outro sistema operacional. Da última vez que um console da Sony foi modificado para rodar Linux, a empresa processou George Hotz (ou Geohot) e uma série de outros hackers, acusando-os de fraude informática e violação de direitos autorais.

[GBATemp via Kotaku]