O Windows Mobile 6.5 deve chegar em outubro. E o Windows Mobile 7, concorrente direto do iPhone OS e Android? Chega no fim do ano que vem. E ambos serão vendidos ao mesmo tempo, coexistindo no mercado. Se este boato for verdade, não deveria ser.

A Microsoft deve lançar oficialmente o Windows Mobile 6.5 no dia 1° de outubro de 2009, e adicionar uma versão de atualização com interface sensível a toque em fevereiro de 2010, segundo fontes com acesso ao roadmap da Microsoft.

Que versão de atualização é essa — seria a Cashmere? Não sabemos.

E o Windows Mobile 7? Bem, esperávamos que ele chegasse ainda este semestre. Segundo a ZDNet, o WinMo 7 seria entregue aos fabricantes no fim deste ano e seria lançado em smartphones em abril de 2010. Que nada: só daqui a um ano a Microsoft trará um bom competidor para o iPhone OS, Android e webOS.

Aí a história passa de triste para bizarra:

Uma estratégia de duas plataformas permitirá à Microsoft concorrer com plataformas baseadas em Android usando o Windows Mobile 6.5, e também competir com o iPhone usando o Windows Mobile 7, afirmaram as fontes.

Como o WinMo 7 quer se distanciar do legado deixado pelas versões 5 e 6, uma boa ideia seria colocá-lo no mercado sem que versões passadas estivessem sendo vendidas. Mas o plano é deixar a versão 6.5 numa espécie de zona morta do Palm OS, vendido em smartphones menos desejáveis e a custo menor. A premissa, no entanto, é bizarra: o WinMo 6.5 não tem a menor chance de concorrer com o Android hoje, muito menos com o que ele se tornar em 2010.

Na CNET, estão um pouco otimistas com este plano, mas eu não gostei: agora, o WinMo 6.5 será meio que um órfão, e o 7? Se temos que esperar um ano pra vê-lo em smartphones, é bom que ele seja fenomenal. [Digitimes via GigaOm]