_Windows

Windows Phone 7 fica mais rápido, melhora interface e ganha multitarefa

Pois é, o Windows Phone 7 foi lançado sem multitarefa e sem copiar-colar no final do ano passado. Com a atualização NoDo, já lançada, o WP7 tem suporte a copiar e colar. E a próxima versão do sistema, chamada de Mango, poderá rodar vários apps simultaneamente, além de ficar mais rápida, usar menos memória e receber melhorias na interface. […]

Pois é, o Windows Phone 7 foi lançado sem multitarefa e sem copiar-colar no final do ano passado. Com a atualização NoDo, já lançada, o WP7 tem suporte a copiar e colar. E a próxima versão do sistema, chamada de Mango, poderá rodar vários apps simultaneamente, além de ficar mais rápida, usar menos memória e receber melhorias na interface. Agora estou mais ansioso pelo futuro do WP7.

A multitarefa é ativada pressionando e segurando o botão Voltar. Como no WP7 o botão Voltar serve para trocar entre apps, isso faz sentido. Você vê os apps abertos em miniaturas, algo bem parecido com o WebOS e, ao menos pelo mostrado no vídeo, a multitarefa no WP7 tem uma interface para usuário melhor que no iOS e Android.

Só que a multitarefa é seletiva: agora é possível “processamento, áudio e transferência de arquivos em segundo plano”, algo semelhante ao iOS. Mas, se o app não estiver rodando nenhum desses três processos, ele fica em um estado suspenso, carregado na memória mas sem fazer nada – é a troca rápida entre apps. Basicamente, se você estiver jogando Angry Birds e quiser ver o Twitter, quando você voltar para o jogo ele não vai carregar de novo. E como a multitarefa é seletiva (e não “completa”, como no Android), isso pode representar uma economia de bateria.

O WP7 também ficou mais veloz: apps como Facebook e jogos carregam mais rápido e têm desempenho melhor na nova versão, além de usarem menos memória – e sem fazer nenhuma mudança nos apps, só no sistema. Listas têm resposta mais ágil e não travam quando imagens estão sendo carregadas. E o navegador, o IE9 Mobile, agora tem suporte a HTML5 com aceleração de hardware. Num teste de HTML5 (criado pela Microsoft, OK), o WP7 ficou bem à frente do iPhone 4 e Nexus S.

A interface também ganhou melhoras bem-vindas. Os Live Tiles, os quadrados da tela inicial, agora podem ser criados por qualquer app. A Microsoft dá o exemplo de uma empresa aérea, que coloca um Live Tile para avisar sobre um voo que você vai pegar, e muda de cor se você estiver atrasado para o voo. Apps também podem exibir notificações push – por exemplo, exibir um alerta que está chegando o horário do seu voo. Os apps agora também têm acesso à câmera e sensores (acelerômetro e giroscópio) – quer dizer que um Barcode Scanner da vida era, até então, impossível no WP7, porque não existia jeito de um app acessar a câmera. Bom que isso mudou, hein?

Com a atualização, vários grandes apps estão chegando ao WP7, incluindo Angry Birds, Skype e Layar. Veja todas as novidades no vídeo abaixo. O SDK para desenvolvedores estará disponível em maio, e esta atualização deve chegar aos consumidores só no início de 2012 – mas ela deve chegar a todos os aparelhos, direto da Microsoft (se as operadoras não atrapalharem, claro). [Microsoft via Engadget]

Sair da versão mobile