_Windows

No Windows Phone 8.1, Cortana quer ser sua nova assistente pessoal

Hoje na conferência Build, a Microsoft está mostrando oficialmente o Windows Phone 8.1. Além de finalmente receber uma central de notificações, ele ganhou uma assistente pessoal: a Cortana. Ouvimos muitos rumores sobre os recursos do Windows Phone 8.1, como a Cortana, uma assistente digital semelhante à Siri e Google Now. Agora, a Microsoft finalmente confirmou […]

Hoje na conferência Build, a Microsoft está mostrando oficialmente o Windows Phone 8.1. Além de finalmente receber uma central de notificações, ele ganhou uma assistente pessoal: a Cortana.

Ouvimos muitos rumores sobre os recursos do Windows Phone 8.1, como a Cortana, uma assistente digital semelhante à Siri e Google Now. Agora, a Microsoft finalmente confirmou que ela é real – e pelo menos na demonstração, ela é incrível.

Veja a Cortana em ação no vídeo abaixo, a partir do ponto 2:00:

Assim como previam os vazamentos, a Cortana usa dados do Bing e combina os poderes de previsão do Google Now com um pouco de personalidade da Siri, e ela tem uma voz linda. Ela pode ser acionada tanto por um bloco na tela inicial, ou através do botão de busca no celular – como naquele vídeo vazado.

A partir daí, a Cortana funciona quase que exatamente como o Google ou Siri. Ela pode adicionar itens a calendários, definir alarmes, encontrar restaurantes nas proximidades, entre outros. A Cortana será lançada em beta, mas ela já parece estar no nível dos concorrentes, respondendo a perguntas por voz sobre placares de esporte e idades de celebridades tão bem quanto o Google Now, mas com o Bing nos bastidores.

A Cortana também tem alguns truques exclusivos na manga, como lembretes contextuais. Suponha que você precisa avisar alguma coisa para Fulano da Silva; quando ele ligar, surge uma notificação lembrando você disso. Também é possível, por voz, adicionar séries à fila de programas a assistir no Hulu Plus.

Assim como sugeriam os vazamentos, a Cortana possui um “caderno”: é lá que ela armazena as coisas que aprendeu sobre você, como seus interesses, buscas, pessoas para quem você mais liga, locais que você frequenta e outras informações contextuais.

Este é também o local onde você pode definir o que a Cortana não usará sobre você. Também é possível usar o caderno para configurar horas de silêncio, e contatos específicos que têm permissão para ligar a qualquer hora.

Claro que a Cortana não é a única novidade do Windows Phone 8.1. A próxima atualização para o sistema operacional também trará um centro de notificações, outra função que ajuda a aproximar o WP do Android e iOS. Ele funciona exatamente como neste vídeo vazado.

Há outras novidades como o teclado swipe, que permite digitar deslizando o dedo, em vez de tocar tecla por tecla.

A atualização também inclui recursos úteis como o Wi-Fi Sense, que faz login automaticamente em redes Wi-Fi seguras de sua escolha, e até mesmo permite que você compartilhe a senha do seu Wi-Fi com amigos sem ter que dizê-la em voz alta.

O Windows Phone 8.1 será distribuído para os consumidores “nos próximos meses”, e começará a ser vendido em novos celulares entre o final de abril e início de maio.

Atualizado às 18h25

Sair da versão mobile