Hoje a Microsoft lança oficialmente o Windows Phone 8, sua aposta para o futuro dos smartphones. Nós já vimos diversas novidades sobre o sistema que vazaram nos últimos meses, e uma delas já chegou: o app para usar seu smartphone com o Windows 8.

O Windows Phone 8 e dispositivos com o novo sistema serão anunciados hoje, a partir das 15h (horário de verão)/14h (horário normal). O evento em San Francisco será transmitido ao vivo por streaming neste link, ou pelo Facebook.

Também faremos um liveblog do evento, é claro! Acompanhe a gente neste link a partir das 14h45 (horário de verão).

As novidades

E o que veremos? A Microsoft já anunciou vários detalhes em junho, como a nova Tela Inicial, suporte a diferentes resoluções de tela e a processadores dual-core, além de pequenas grandes novidades como NFC e Skype embutido. E desde então, vazaram mais novidades, como backup automático na nuvem e Lentes para a câmera do Windows Phone. Temos até um vídeo que mostra a versão final do sistema!

Quanto a aparelhos, veremos os já anunciados Nokia Lumia 920 e 820; HTC 8X e 8S; e Samsung ATIV S. Talvez sejam apresentados mais smartphones, já que a Microsoft tem outras parceiras para o WP8. Além disso, a Microsoft parece estar escondendo algo sobre o Windows Phone 8. O que será? Esperamos descobrir tudo hoje durante o evento.

App para Windows 8

E antes do evento, foi confirmada uma das novidades: o app “Windows Phone” funciona como o Zune, porém com interface Modern e alguns truques do Windows 8 na manga.

Assim como no Zune, você pode transferir e sincronizar música, foto e vídeos entre PC e Windows Phone. Além disso, é possível checar quanto do espaço interno você está utilizando. Ele também exibe apps e jogos para você baixar/comprar, mas redireciona você para windowsphone.com para fazer isto. No site, você também pode usar o recurso “Localizar meu telefone”.

Um truque bacana do app “Windows Phone” é enviar conteúdo usando o charm “Compartilhar” no Windows 8. Desta forma, você não precisa nem abrir o app para transferir um link ou uma foto para o celular. O app funciona apenas no Windows 8 (e RT) com dispositivos Windows Phone 8 e 7.8. Ele não funciona com WP 7.5. O app já está disponível na Windows Store brasileira. [Windows Store via Engadget e The Next Web]