O Windows 8.1 sai mês que vem, mas o Windows Phone 8.1, ninguém sabe quando. O sistema para smartphones da Microsoft deve ganhar uma grande atualização só em 2014 e, com a proximidade, vazamentos e supostos novos recursos começam a surgir. Como a central de notificações.

No XDA-developers, popular fórum sobre dispositivos móveis, uma foto mostrando um Lumia 620 chamou a atenção. Nela, aparece um novo bloco dinâmico chamado “Notificações”, com um grande “2” ao lado — que indica, de acordo com nossos super poderes de dedução, a quantidade de notificações não visualizadas no sistema.

Entre os grandes SOs, o Windows Phone é o único carente de uma central de notificações. E, vamos combinar: é chato não ter todas essas informações reunidas em um úncio local. Além do bloco dinâmico, um asterisco aparece na barra de ícones da tela, provavelmente escondendo uma forma de acessar as notificações em qualquer parte do sistema fora da tela inicial.

A foto revela, ainda, uma mudança sutil na parte superior da tela inicial: o ícone de Wi-Fi está do lado esquerdo, possivelmente para dar espaço à tal estrelinha. Um outro bloco dinâmico inédito, condensando informações de comunicação (Skype e Outlook), pode ser visto. Novo hub Pessoas?

O site polonês Windows Phone PL trouxe outra foto do suposto Windows Phone 8.1, esta mostrando quatro blocos da tela inicial selecionados. O visual lembra bastante o método de seleção de múltiplos blocos do Windows 8 e a ideia de gerenciar vários ao mesmo tempo meio que casa com a promessa da Microsoft de “inovação na tela inicial.”

A Microsoft, obviamente, não confirmou a legitimidade das imagens, mas é como dizem por aí: onde há fumaça, há fogo. [Windows Phone PL, XDA-developers via The Verge]

foldery-powiadomienia axUeIJd