_Windows

A última grande atualização para o Windows RT traz um menu Iniciar

O Windows RT não receberá as novidades que vieram com o Windows 10: ou seja, nada de Microsoft Edge, Cortana, Central de Ações, entre outros.

O Windows RT foi criado para rodar em processadores ARM – como Snapdragon ou Tegra – que não exigem ventoinha. Este ano, a Microsoft confirmou que nenhum dispositivo com o sistema seria atualizado para o Windows 10: eles apenas receberiam algumas pequenas novidades. Bem, elas chegaram esta semana, e incluem um novo menu Iniciar.

O menu oferece uma lista de apps à esquerda, um atalho “Todos os aplicativos” e um campo de busca – mais uma área para seus blocos dinâmicos.

Como nota o Ars Technica, este menu Iniciar lembra o que vimos em versões Preview do Windows 10 há alguns meses – com o botão liga/desliga na parte superior, por exemplo.

Se você estava contente com a antiga tela Iniciar do Windows RT, pode reativá-la indo em Propriedades da Barra de Tarefas, e desativar a opção “Usar o menu Iniciar em vez da tela Iniciar”.

Além disso, segundo a Microsoft, algumas áreas da interface agora mostram imagens de conta de usuário em formato circular, em vez de retângulos – isso inclui a tela de logon, o Painel de Controle e, sim, o menu Iniciar.

E… é só. Em um FAQ sobre o Windows 10, a Microsoft diz que a atualização “aprimorará o menu Iniciar e a tela de bloqueio”, mas a lockscreen não sofreu mudanças.

O Windows RT não receberá as novidades que vieram com o Windows 10: ou seja, nada de Microsoft Edge, Cortana, Central de Ações, apps Metro em janelas nem ícones atualizados.

Além disso, a Microsoft deixou claro que os apps universais para Windows 10 não funcionarão no Windows RT: “o Surface RT, Surface 2 e PCs e tablets de terceiros com Windows e baseados em ARM apenas rodam apps feitos para RT, e não aplicativos universais do Windows”.

Segundo o Ars Technica, não há nenhuma razão técnica para o Windows RT não ser atualizado: afinal, “o Windows 10 para processadores ARM ainda está vivo, utilizado tanto no Windows 10 Mobile para smartphones e tablets pequenos, como no Windows para Raspberry Pi e hardware semelhante”.

Provavelmente isto é consequência das vendas fracas do Windows RT – motivo pelo qual as parceiras da Microsoft desistiram dele. A lista de dispositivos com o sistema é bem pequena: Nokia Lumia 2520, Microsoft Surface, Microsoft Surface 2, Asus VivoTab RT, Dell XPS 10, Lenovo IdeaPad Yoga 11, e Samsung Ativ Tab.

Para obter o menu Iniciar, é preciso baixar a atualização KB3033055.

[Microsoft via Ars Technica]

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr; imagens por Ars Technica

Sair da versão mobile