O processo de atualizar um PC com Windows 8 para 8.1 Update pode ser bem frustrante, e não é automático: você precisa ir até a Loja e instalar o update por lá. Como resultado, sua adoção foi bem baixa. A Microsoft sabe disso e está testando atualizar PCs automaticamente para essa versão.

Isso já está valendo para o Windows RT: em vez de exibir uma notificação avisando para abrir a Loja, o sistema baixa o 8.1 Update em segundo plano através do Windows Update. Isso está sendo ativado aos poucos.



E para o Windows 8? Mary Jo Foley recebeu da Microsoft a seguinte declaração:

Este programa piloto é um exemplo de maneiras que estamos experimentando para ajudar a garantir que mais de nossos clientes se beneficiem de uma experiência de melhoria contínua no Windows… o programa piloto irá atualizar automaticamente PCs de consumidor rodando Windows 8 e Windows RT para o Windows 8.1 Update e Windows RT 8.1 Update em mercados selecionados.”

Vale prestar atenção especial a três detalhes:

– este é um programa piloto, ou seja, não vai atualizar subitamente todos os computadores com Windows 8: será um teste para ver como alguns PCs (e usuários) reagem; é uma boa notícia, pois certos drivers são incompatíveis com o 8.1 Update;

– o teste ocorrerá “em mercados selecionados”, ou seja, pode não dar as caras no Brasil tão cedo;

– os PCs selecionados serão de consumidores, não de empresas.

A atualização virá automaticamente através do Windows Update, e dispensará o uso da Loja – tudo será feito em segundo plano, como deveria ser.

Desde o lançamento do Windows 8, a Microsoft lançou duas grandes atualizações para torná-lo mais intuitivo a usuários de desktop. A versão 8.1 traz de volta o botão Iniciar e o boot direto à área de trabalho; e o 8.1 Update coloca botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar, permite que apps Metro sejam minimizados ou fechados com um clique, entre outros.

E, segundo Mary Jo Foley, a Microsoft quer continuar a atualizar o Windows mais frequentemente, com novos recursos de quatro em quatro meses (fora as atualizações semanais de segurança). Mas antes, eles teriam como objetivo levar mais pessoas do Windows 8 para 8.1 Update, e fazer todo usuário do Windows 7 instalar o Service Pack 1.

Se você ainda não atualizou para o 8.1 Update, siga este guia. Caso você encontre algum problema – drivers incompatíveis, por exemplo – e tenha uma partição de recuperação, é possível voltar ao Windows 8 seguindo estas instruções. [ZDNet; valeu, Luandersonn!]