_Apple

O que esperar da WWDC 2016, a conferência anual de desenvolvedores da Apple

Entre os dias 13 e 17 de junho acontece a WWDC 2016, evento da Apple para desenvolvedores. O que podemos esperar?

Tão tradicional quanto as festas juninas em junho é a WWDC, conferência anual de desenvolvedores da Apple. O evento, que vai de 13 a 17 de junho, nos dá uma pista dos rumos da empresa para seus sistemas operacionais e possíveis funcionalidades para futuros produtos.

Com certeza, devemos ver um novo iOS, mas sem grandes mudanças, apenas melhorias, uma atualização do Mac OS X, e novidades relacionadas ao WatchOS e tvOS. No entanto, há uma série de rumores relacionados a Siri, iMessage e Apple Music.

Ah, e que fique claro: nada de hardware desta vez. Fala-se muito em uma atualização para o MacBook Air, mas não deve ser durante a WWDC.

De qualquer jeito, caso a Apple mude de ideia, estaremos lá, em San Francisco (Califórnia), para mostrar as novidades apresentadas pela Apple. A keynote de abertura do evento será exibida nesta segunda-feira (13), às 14h (horário de Brasília), neste link.

Abaixo, listamos alguns dos temas que esperamos ver no evento da Apple:

Modelos de assinaturas na loja de apps

Começando pelo que já sabemos: a loja de aplicativos vai ganhar novas formas de pagamento. Em uma entrevista ao The Verge, Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, disse que a companhia planeja implementar um sistema de assinatura de apps. Não deve ser para todos os aplicativos, apenas para os que a Apple considera relevantes. Schiller deu como exemplo apps profissionais ou mesmo games.

Um diferencial desse novo modelo para os desenvolvedores é que no segundo ano de assinatura, receberão 85% do valor, enquanto a Apple ficará com o restante. No primeiro ano, a porcentagem fica 70% para o desenvolvedor e o restante para a companhia.

iMessage para Android

O iMessage sempre foi exclusivo para dispositivos iOS. Porém, agora parece que a Apple quer liberá-lo para o Android, segundo um rumor publicado pelo MacDailyNews.

A decisão da Apple em liberar seu sistema de mensagens para Android, porém, não parece ser um “símbolo” de bondade da companhia. A empresa foi alvo de processo após uma mulher ter migrado para um aparelho Android e não conseguir mais receber mensagens, pois seu número estava ainda conectado ao iMessage.  A empresa reconheceu o erro na época e depois corrigiu a falha.

Algo do tipo também beneficiaria donos de Android com computadores Mac. Em caso de integração, seria possível, por exemplo, usar o iMessage do computador da Apple para enviar ou receber mensagens.

Siri

Os principais rumores sobre a assistente pessoal da Apple dão conta de duas grandes novidades: a próxima versão do sistema Mac finalmente deve receber a funcionalidade — sim, nesse quesito a Microsoft saiu na frente com a Cortana — e a liberação do SDK da Siri.

Sobre esta última novidade, é esperado que a Siri seja mais útil com a possibilidade de desenvolvedores poderem integrar seus apps à assistente. Como nota o The Verge, o Echo, da Amazon, já tem mais de mil formas de interação com aplicativos de terceiros. Com ela, é possível, por exemplo, chamar um Uber ou pedir uma pizza.

Pessoalmente, creio que ao falar do assunto, a Apple deve abordar algo sobre bots. Microsoft e Google já falaram disso, o Facebook também. Sua vez, Apple

Apple Music

Lançado no ano passado, a interface do Apple Music deve passar por uma grande mudança, segundo o 9to5Mac e a Bloomberg. Na parte visual, a empresa deve ressaltar a arte dos álbuns e simplificar a interface. A seção “para você” trará melhorias na indicação de novos artistas e músicas.

O Apple Music Connect, espécie de rede social dentro da plataforma, deve ganhar cada vez menos importância. Aliás, é impressionante como a empresa não dá sorte com ferramentas sociais. Lembra do iTunes Ping?

Uma nova denominação para o Mac OS X

Além de ganhar a Siri, o novo sistema deve receber uma nova denominação. Em vez de Mac OS X, ele deve passar a se chamar macOS — já tem o watchOS e tvOS, por que não um macOS, né?

Mantendo a tradição recente, a Apple também deve batizar o novo sistema com algum elemento de algum parque nos Estados Unidos — o do ano passado, El Capitan, se refere a uma rocha do Parque Nacional Yosemite.

Segundo o MacRumors, outro recurso que deve pintar no novo sistema é uma atualização do aplicativo de fotos. Porém, ainda não sabemos exatamente os recursos.

Relógio e TV

Os sistemas WatchOS e tvOS também serão contemplados. É esperado que o sistema para relógios ganhe novas faces e que traga novas funcionalidades que podem aparecer na próxima geração de relógios inteligentes da Apple. Sobre TV, a empresa deve anunciar melhorias em sua interface. Dizem, inclusive, que a companhia deve entrar no ramo de produção de conteúdo original.

[The Verge e Gizmodo US]

Sair da versão mobile