Em junho, a Apple vai realizar a sua terceira conferência online voltada para desenvolvedores, a WWDC. O evento no formato online ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho. Porém, a companhia também pretende receber desenvolvedores e estudantes de forma presencial.

A expectativa é que, durante a semana do evento, a empresa da maçã apresente algumas inovações nos sistemas iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. Segundo a PCMag, rumores apontam que, durante a WWDC22, será apresentado também uma prévia de um novo MacBook Air, assim como um iMac ou iMac Pro maior.

O evento online também oferece aos desenvolvedores a chance de ter acesso a engenheiros, laboratórios e tecnologias da Apple, para que eles possam aprender a criar aplicativos mais inovadores para iOS. “Em sua essência, a WWDC sempre foi um fórum para criar conexões e construir uma comunidade”, explica Susan Prescott, vice-presidente de Relações com Desenvolvedores Mundiais e Marketing Empresarial e Educacional da Apple.

Evento presencial da Apple

Lançada em 2020 no formato virtual, por conta da pandemia, a WWDC 2022 também contará com um evento presencial no dia 6 de junho. A ideia é que parte da comunidade de desenvolvedores e estudantes assistam diretamente no Apple Park — a sede da empresa — às palestras e vídeos do evento. Entretanto, o espaço será limitado, com as informações sobre como participar sendo disponibilizadas em breve, por meio do aplicativo Apple Developer.

A participação no WWDC é totalmente gratuita para desenvolvedores. A Apple também pretende realizar pelo terceiro ano consecutivo o Swift Student Challenge, um desafio em que estudantes de todo o mundo são convidados a criar um projeto de aplicativo para o aplicativo Swift Playgrounds, disponível para iPad e Mac. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 25 de abril.

Estima-se que a Apple conte, atualmente, com uma comunidade de 30 milhões de desenvolvedores ao redor do mundo.