Software especial permite que a NSA colete “praticamente tudo” o que você faz na internet
Quando você pensava que a escala do programa de vigilância da NSA não poderia ficar mais superlativo, novos detalhes sobre um pacote especial de softwares mostram que analistas poderiam acessar “praticamente tudo o que um usuário médio faz na internet.” Se usa HTTP, a NSA pode ver.
Um software é conhecido como X-Keyscore, e ele é poderoso. Não apenas permite que agentes da NSA e pessoas como Edward Snowden (o cara que vazou os documentos detalhando a existência do programa) vasculhem a internet em busca de um usuário específico, ele também mostra o endereço IP de todo mundo que visitou um site em particular. Assim que usuários de interesse forem identificados, o X-Keyscore permite que a agência pegue informação granular de qualquer coisa de históricos de email a atividades em redes sociais, e até mesmo as listas de contatos e conversas em chats.
Legalmente, o X-Keyscore não pode ser usado contra usuários dos Estados Unidos sem mandado judicial, mas como Glenn Greenwald do The Guardian diz, não há nada que impede o software de fazer isso. Greenwald explica:
Materiais de treinamento do XKeyscore detalham como analistas podiam usar a ele e outros sistemas para checar bancos de dados enormes ao preencher um simples formulário com uma justificativa genérica sobre a busca. O pedido não era revisado por uma corte ou qualquer pessoa da NSA antes de ser processado.
O XKeyscore, segundo o documento, é o sistema de inteligência mais amplo da NSA para redes de computadores…
Então ele é bem perturbador. Seria um pouco presunçoso assumir que só porque a NSA pode fazer tudo, desde ler suas conversas no Facebook a ler o conteúdo dos seus emails, então ela está fazendo essas coisas. Mas também seria presunçoso assumir que eles coletavam registros telefônicos de milhões de americanos. E sabemos no que essa suposição resultou. [The Guardian via The Verge]