Xbox planeja lançar loja própria de games para celulares Android e iOS

Microsoft planeja utilizar jogos populares, como Candy Crush, para atrair usuários
Xbox planeja lançar loja própria de games para celulares Android e iOS
Imagem: Unsplash/Reprodução

Para concorrer com Google e Apple, a Microsoft — por meio da marca Xbox — está planejando entrar no mercado de games mobile com uma plataforma própria. A empresa já havia dado indícios sobre esses planos no início do ano, mas agora documentos enviados para a CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido), que investiga a aquisição da Activision Blizzard, mostram mais detalhes da nova empreitada da Microsoft.

“A transação melhorará a capacidade da Microsoft de criar uma loja de jogos de próxima geração que opera em uma variedade de dispositivos, incluindo o celular como resultado da adição do conteúdo da Activision Blizzard. Com base nas comunidades de gamers existentes da Activision Blizzard, o Xbox buscará escalar a Xbox Store para o mobile, atraindo jogadores para uma nova plataforma Xbox”, diz o documento.

Para viabilizar seus planos, a concretização da aquisição da Activision Blizzard é fundamental. A empresa planeja utilizar alguns títulos populares da empresa, como o “Candy Crush”, por exemplo, para atrair uma base de usuários para a plataforma mobile do Xbox. No entanto, a empresa terá alguns desafios. Um deles é a proibição de lojas de terceiros na App Store.

Os desafios não se limitam apenas a restrições das plataformas: atrair desenvolvedores e empresas parceiras para que os planos sejam possíveis também não será nada fácil. Mas o mais árduo de todos é, sem dúvidas, promover uma mudança de comportamento nos consumidores de jogos móveis, que já estão acostumados a Play Store e App Store.

Um fato que ilustra bem esta dificuldade é o Netflix Games — a aposta da plataforma de streaming para o mercado mobile. A loja está inclusa na assinatura do serviço sob demanda e oferece jogos exclusivos baseados nas produções de seu catálogo, como “Stranger Things”, por exemplo. De acordo com relatório recente, menos de 1% dos assinantes do serviço usam a o Netflix Games um ano após seu lançamento, mesmo com os altos investimentos da empresa no projeto.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas