Xbox pode não ter jogos exclusivos no futuro; entenda

A Microsoft planeja aumentar receitas disponibilizando games de seus estúdios em outras plataformas
Imagem: Unsplash/Reprdoução

No início deste ano, a Microsoft, inesperadamente abriu mão da exclusividade de alguns de seus títulos mais populares. Assim, na ocasião, os games “Hi-Fi Rush”, “Sea of Thieves”, “Pentiment” e “Grounded” foram disponibilizados em plataformas rivais.

banner

[produto_amazon1]

Durante a última edição do The Game Awards, o “Oscar dos games”, a comunidade foi surpreendida com a revelação de que “The Outer Worlds 2” seria lançado simultaneamente para Xbox, PC e PlayStation. O que denota uma continuidade nos planos de flexibilização da política de exclusividade.

O fim dos exclusivos do Xbox

Informações mais recentes confirmam que a tendência para o futuro é que os exclusivos da marca se tornarem cada vez mais escassos. Segundo um comentário do jornalista Jez Corden, do Windows Central, no X/Twitter, o Xbox não deve ter mais jogos exclusivos nos próximos anos.

O Xbox não terá exclusivos no futuro. No máximo, tudo será exclusivo temporariamente.

Aparentemente, a Microsoft deve continuar com a estratégia de lançar jogos desenvolvidos por seus estúdios no “maior número de plataformas possível”.

Contudo, a empresa vem tentando aumentar os lucros de sua divisão de games já há algum tempo e, internamente, a estratégia de abrir mão do portfólio de exclusivos para disponibilização em plataformas como PlayStation e Nintendo Switch é considerada efetiva para o aumento das receitas.

iPhone dobrável já está em desenvolvimento, revelam rumores

Por que não encontramos sinais de vida em Marte; estudo traz resposta

Assim, os entusiastas do Xbox estão preocupados com o futuro da marca Xbox com a perda de exclusividades de tantos títulos. A empresa, no entanto, pode estar contando com um futuro de maior acesso às plataformas de jogos em nuvem, como o Xbox Cloud Gaming, por exemplo.

Mesmo sendo controversa, a estratégia tem se provado bastante acertada em 2024. Um grande exemplo disso é o já citado “Sea of Thieves”, que teve um desempenho de vendas muito animador no PlayStation, inclusive com pré-vendas que superaram as expectativas.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas