A família Xbox deve ganhar um irmão mais novo em breve: segundo o The Verge, a Microsoft está desenvolvendo uma versão set-top box do console, prevista para ser lançada em 2013.

O foco da “Xbox TV” seria o streaming de vídeos e músicas — a função de videogame, ao que parece, será secundária. A intenção seria concorrer contra a Apple TV e outras.



O Verge menciona “causal gaming” para a Xbox TV, ou seja: talvez dê para jogar de vez em quando, mas ele não substituiria um videogame — nada de grandes jogos, e sim títulos menores voltados para a plataforma.

O set-top box deve chegar com a nova família Xbox, que deve incluir o Xbox 720, o Kinect 2 e os Kinect Glasses. A Xbox TV seria, ao que parece, uma versão de baixo custo, voltada para quem não faz questão de ter um console na sala, mas quer streaming de áudio e vídeo, além de alguns jogos casuais.

Quanto ao software, o Verge fala em compartilhar o núcleo do Windows 8. No que tange o hardware, a Xbox TV deve se tratar de um dispositivo “always-on”, rápido em fazer boot e em acessar conteúdo de TV e entretenimento. As especificações técnicas, no entanto, ainda não foram reveladas.

A ideia por trás de tudo isso é levar a plataforma da próxima geração do Xbox ao maior número de dispositivos possível, como televisores e celulares que acessem os serviços do Xbox Live, por exemplo. Se confirmada, a Xbox TV será mais um sinal de que a Microsoft deixou de ser apenas uma empresa de software, voltando-se de vez para hardware e serviços. [The Verge]